A pérola de grande valor

Pesquisando sobre pérolas na internet, acabei descobrindo algumas curiosidades sobre elas: Brinco de pérola
  • A pérola natural começa a se formar quando um grão de areia ou um parasita penetra  em uma ostra, inflamando sua carne sensível. A ostra, por não conseguir expulsar o corpo estranho, combate a inflamação cobrindo-a com camadas de nácar, uma substância dura e lisa, que é depositada ano após ano sobre o corpo intruso. As ostras segregam cerca de três ou quatro camadas diárias de nácar, levando mais de dois anos para terminar uma pérola, formada por cerca de mil películas com alguns milésimos de milímetro de espessura.  ostra
  • De todas as gemas, a pérola é considerada a mais perfeita. Ao contrário de qualquer outra gema, ela não necessita de lapidação ou polimento, pois já nasce bela, pronta para ser usada. Todo o seu esplendor já pode ser visto no mesmo instante em que ela é extraída da ostra.
  • Uma das pérolas naturais mais famosas do mundo, e para alguns também a mais bela, é a PEREGRINA
    , pescada no século XVI nas águas que separam as ilhas venezuelanas de Cubahua e Margarita. Foi levada para a Espanha, onde se converteu em uma das jóias prediletas das rainhas espanholas.
  • A maior do mundo é a PÉROLA DE LAO-TSÉ OU PÉROLA DE ALÁ, que pesa 6,37kg e mede 24 cm de comprimento e 14 cm de diâmetro, tendo sido encontrada em uma ostra gigante nas Filipinas, em 1.934. De acordo com o Guiness que a registra como a maior gema natural do planeta, tendo o Instituto de gemas de São Francisco avaliado esta pérola em 40 milhões de dólares. A pérola foi usada como garantia numa negociação milionária com um banco árabe e desde então ficou em posse do banco. Quando o banco abriu um seleto canal de comunicações com eventuais interessados em adquirir a gema, ninguém menos que Osama Bin Laden deu um lance por ela! A oferta foi feita em 1999 através do representante iraniano Latif Faed, que disse ter conexões diretas com Bin Laden que se dispunha a pagar 12 milhões de dólares como adiantamento dos 60 milhões pela posse da pérola. Perguntado sobre o presente de Osama Bin Laden, Saddam Hussein se disse aberto a receber o presente em prol da união das culturas árabes.
  • Não existem duas pérolas idênticas!
  • Seu valor é estabelecido de acordo com cinco características básicas: tamanho, brilho, forma, cor e perfeição.
Colar
  • Nem todas as pérolas têm a cor branca prateada habitual. Também existem as de tons rosa, creme, branco-rosado, dourado, verde, azul e negro-fosco, resultante da refração da luz nas películas de nácar e da reação química gerada pelas quantidades microscópicas dos diferentes pigmentos existentes em suas camadas.
  • Anel-de-Perola-Negra As pérolas negras são as mais procuradas em todo o mundo.  São as mais raras pérolas encontradas na natureza. Segundo especialistas, se existe a perfeição, pode se dizer que esse conceito está representado na pérola negra. Considerada a “Rainha das Pérolas”e a “Pérola das Rainhas”, sua tonalidade é tão fascinante que chega a ser hipnotizadora. Mágica e misteriosa, inspira designers e joalheiros do mundo inteiro, que não se cansam de render-lhe tributos.
  • Para conseguir uma pérola negra (na natureza) você teria que abrir mais de dez mil ostras!
Perola negra
  • Excesso de humidade, assim como cosméticos, cremes, perfume, substâncias ácidas e suor devem ser mantidos longe das pérolas. Essas substâncias tornam a pérola opaca e diminuem sua durabilidade.
  • As jóias de pérolas devem ser levadas, pelo menos uma vez por ano, para manutenção. O fio de seda que as une deve ser trocado, para que elas não percam seu caimento impecável.
  • Não se pode guardar pérolas junto com outras jóias, sem embrulha-las em papel fino. Elas podem ser riscadas com facilidade.
Para meditar:
Depois de lê essas curiosidades sobre as pérolas, pude entender com mais clareza a parábola da “Pérola de grande valor”.

A pérola é única, perfeita, não pode ser cuidada e nem guardada de qualquer maneira, senão corre-se o risco de perdê-la, precisa de manutenção; não é formada do dia para noite e existe todo um processo doloroso na sua formação; para uma pérola rara ser encontrada. é muito difícil, mas quando isso acontece é uma imensa alegria e há quem venda tudo ou pague um alto preço para adquiri-la.

Jesus é a “Pérola de grande valor” e aquele que O encontra, encontra o tesouro mais precioso que poderia achar: a salvação eterna.

Mas existe um preço a ser pago por esse tesouro: a entrega da alma, corpo e espírito a Ele, sem reservas. A Pérola não nos é apresentada na parábola como uma dádiva: o negociante adquiriu-a pelo preço de tudo que possuía. O mesmo acontece com a nossa salvação, é preciso “vendermos” tudo para adquiri-la e vivermos uma vida de renuncia e obediência a todos os Seus mandamentos.

Nunca podemos esquecer que a salvação é única, não pode ser cuidada de qualquer maneira, precisa de manutenção e que até a alcançarmos sentiremos dores, mas vale a pena pagar o preço para adquiri-la!

“O reino dos céus é também semelhante a um que negocia e procura boas pérolas, e, tendo achado uma pérola de grande valor, vende tudo o que possui e a compra” (Mateus 13:45,46).
Forte abraço

Comentários

Anônimo disse…
...interessante