O mundo da moda pelos olhos de uma estilista cristã

/
0 Comments
Erika IkeziliNo meio cristão quando a questão é a aceitação da moda podemos encontrar diversas divergências. E para entender um pouco o universo da moda confira uma entrevista feita à estilista e cristã convicta Erika Ikezili.

Podemos dizer que existe moda evangélica?


Erika Ikezili - Existe um “estereótipo de crente” na mente das pessoas por causa das muitas denominações cristãs que se utilizam desta doutrina, mas definitivamente não se deve dizer moda evangélica, pois para nós cristãos, o exterior não é o que interessa e sim o nosso espírito vivificado por Cristo na cruz. “Jesus disse: de que adianta o homem lavar o prato, limpar o seu exterior se o interior está sujo?”


Numa das coleções suas (Verão 2006), cada peça representava um versículo da Bíblia, anotado no rosto das modelos. Como surgiu essa ideia? Você pensa em fazer isso novamente?


E.I - Surgiu da vontade de gritar para os quatro cantos do mundo que Jesus é bom (primeiro amor), foi o meio de descrever o que foi a  conversão de Cristo em mim. Falei um pouco sobre os quatro momentos que vivi: 1- o mundo, 2- sangue de Cristo, 3 - O batismo do Espírito Santo e 4 - a revelação da Palavra de Deus. Não penso em fazer novamente, pois as pessoas já sabem o meu posicionamento em Cristo, agora é viver em Cristo, ter as atitudes e o caráter de Cristo.

Os jovens evangélicos são consumidores de roupas da moda?


E.I - Sim.

Desfile SPFWVocê acredita que em algum determinado momento consumir algo da moda ou a própria moda pode abalar a fé de um cristão?


E.I – “Aquele que crê serão como os Montes de Sião, que não se abalam e permanecem para sempre”. “Nada pode nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus”.

Muitas pessoas hoje têm uma impressão não só do jovem evangélico, mas como de todas as idades, de que os evangélicos são “caretas” na forma de se vestir. Você enxerga uma mudança nessa forma de pensar?


E.I - O crente em geral se veste muito mal e somos assim mesmo, somos a escória deste mundo, porque Deus nos escolheu para sermos apenas peregrinos nesta terra e o mundo nos odeia, por isso que o amor de Deus é perfeito e vai além das aparências e além das evidências, Ele derramou o seu sangue por todos. A palavra de Deus diz que: “Somos pobres, cegos e nus.” – “Bem aventurados os pobres de espírito, pois eles herdarão o Reino de Deus”.

Hoje, as mulheres cristãs têm espaço na moda, mesmo não usando roupas tão ousadas, que Desfile SPFW 2escandalizam? Se tiver, qual é esse espaço?


E.I - Sim, porque agora é Deus que nos veste, antes o nosso senhor era o diabo e ele que nos vestia, mas agora em Cristo, Deus é o nosso Senhor e Salvador, e é Ele que nos veste e supre todas as nossas necessidades. Deus é soberano, e estratégia é com Ele mesmo, pois Ele vê tudo e sabe de tudo. Deus tem levantado empresários, estilistas, produtores, artistas, cantores. Ele está colocando seus vasos em todos os lugares.

Como é ser uma cristã no meio do mundo da moda? Há discriminação?
E.I - Temos que ser a luz no mundo, pregar Cristo crucificado e ressuscitado e levar a luz a todos os que estão nas trevas. Discriminação? “Não somos maiores do que o nosso Senhor seremos perseguidos também”.

Falar de moda no meio evangélico é ainda é algo conflitante? Por quê?

Desfile SPFW 3

E.I - Moda é coisa deste mundo, isso é perda de tempo, Jesus está voltando e precisamos falar da cruz, da salvação, da graça de Deus, do Espírito Santo da promessa, pregar o reino de Deus e a sua justiça, e isso gera a fé e “a fé vem pelo ouvir e ouvir a Palavra de Deus”.

Como foi a sua conversão? Em termos de caminhada com Deus, o que mudou do início da sua conversão até hoje?


E.I - Graças a Deus que Ele me chamou e me escolheu para viver em Cristo, pela graça somos salvos, verdadeiramente “Ele me tirou do charco de lodo e me pôs em alto retiro”. É assim que me sinto, livre dos pecados e escrava da Sua justiça. O que mudou? “Já não sou mais eu quem vivo, mas Cristo vive em mim”.

Por Rodrigo Ribeiro Rodrigues

Fonte: O Galileu

Erika Ikezili é uma jovem sansei e estilista paranaense de grande importância no universo das passarelas.
Erika formou-se em desenho de moda na Faculdade Santa Marcelina, em São Paulo, no ano de 1999. Na época, já trabalhava como assistente de Alexandre Herchcovitch, na área de produção. Em Janeiro de 2005, suas peças foram mostradas pela primeira vez na programação oficial do São Paulo Fashion Week.
Forte abraço


Leia também

Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Tecnologia do Blogger.