Ovelhas


O diabo veio para roubar, matar e destruir, mas Jesus veio para nos dá VIDA - VIDA EM ABUNDÂNCIA. (João 10:10)

Essa vida em abundância está disponível para todas as pessoas, mas isso não significa que qualquer uma poderá desfrutar dela.

Só quem pode desfrutar da vida abundante que Jesus oferece são as ovelhas. 

Você sabe quais são as características de uma ovelha? Sabe por que Jesus usa o exemplo desse animal para nos comparar?



Nessa postagem que publiquei há um tempo aqui no blog, você vai encontrar algumas características e particularidades bem interessantes desse animal e facilmente entender porque Jesus nos compara a uma ovelha e entender porque precisamos que Ele seja o nosso Pastor e porque precisamos estar atentos para ouvir a Sua voz, obedece-Lo e segui-Lo.

Ovelha que não ouve e não obedece a voz do seu Pastor é roubada do rebanho, morre atacada por lobos ou outras feras ou fica para trás e é destruída.



Jesus é o bom Pastor. Aquele que nos leva aos pastos verdejantes, que nos defende do ladrão, que cura as nossas feridas, que nos desenrosca dos espinheiros dessa vida e nos coloca nos ombros, se for preciso, para nos trazer de volta ao Seu Aprisco.


Com Ele estaremos sempre seguros. Sem Ele não sabemos para onde ir e nem o que fazer... 

Por muitas vezes somos ingênuos e não sabemos discernir o que é bom e o que é mau para nossa vida. 

As ovelhas não sabem discernir entre a erva boa para comer e a erva venenosa e precisam que o pastor vá na frente e prepare a pastagem com cuidado, retirando toda erva que possa envenena-las. Nós também dependemos e precisamos do bom Pastor.


O bom pastor dá a vida por suas ovelhas. (João 10:11)

Se Jesus não desse a sua vida por nós (suas ovelhas), estaríamos perdidos. 

Não haveria ninguém que pudesse nos defender do ataque do lobo e nos conduzir aos pastos verdejantes e sem ervas venenosas.

Quando nos "enroscássemos" nos espinheiros dessa vida, não haveria quem nos livrasse. 


Quando caíssemos no chão com nossas "patinhas para cima" e estivéssemos nos sufocando, não haveria ninguém para nos levantar e morreríamos.

Mas para que Ele nos proteja e nos conduza pelos pastos verdejantes é necessário que venhamos ouvir a Sua voz e segui-la. 

É necessário que venhamos conhece-Lo e também que sejamos conhecidos por Ele.

Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas e elas me conhecem (João 10:14 NVI)

A ovelha (animal) conhece a voz do seu pastor. Ela tem o ouvido tão apurado, que dentre mil cordeiros, ela conhece a chamada do seu filhotinho e entre mil pastores estranhos, ela reconhece a voz do seu pastor. 

Não se consegue conduzir as ovelhas como é feito com o gado, que basta soltá-lo e ir gritando atrás, conduzindo-o aonde ele tem que ir.

A ovelha é diferente. Ela segue o pastor e de nada adianta ir gritando atrás para ela seguir o caminho.  É preciso que o pastor vá a frente e mostre o caminho que ela deve seguir.



Jesus tem nos mostrado o caminho. 

Eu sou a Porta e quem entrar por mim será salvo. (João 10:9 VFL)

E durante o nosso trajeto, enquanto estivermos ouvindo e seguindo a Sua voz, Ele nos defenderá do ladrão e do ataque dos lobos. Assim como nos corrigirá e nos dará até uma “bordoada” se for preciso, somente para o nosso bem. Para que não nos afastemos do caminho que conduz à salvação e para que desfrutemos do melhor pasto, que é a vida eterna.

As minhas ovelhas ouvem a minha voz. Eu as conheço e elas me seguem. Eu lhes dou a vida eterna e elas nunca morrerão. (João 10:27 VFL)

E você, tem ouvido e seguido a voz do Bom Pastor? Ou será que você se encontra como muitas ovelhas, que começaram a ouvir muitas vozes, principalmente a desse mundo, e já não consegue discernir e entender a voz Dele? 

Cuidado...muitas ovelhas que deixaram de ouvir e seguir a voz de Jesus ou acharam que conseguiriam viver sem a direção Dele, se deram mal, muito mal.

Algumas ainda conseguiram voltar para o Aprisco: feridas, ensanguentadas, cheias de carrapatos e ainda se encontram na UTI, se recuperando. 

Outras não conseguiram voltar. Foram dilaceradas pelas feras. Sem dó e nem piedade.

Não esqueça que o ladrão e os lobos estão à espreita, só esperando que você se enrosque em algum espinheiro ou caia com as "patinhas para a cima" no chão. 

Sem o Pastor por perto para te defender ou te levantar, o que você acha que vai acontecer?  

Propósito de João. 21 capítulos. 21 dias meditando na Palavra de Deus. 

Comentários