Coração turbado


Às vezes permitimos que o nosso coração fique sobrecarregado com tantas coisas... 

São problemas e dificuldades do dia a dia, ansiedades, trabalho, afazeres domésticos...uma infinidade de preocupações. 

Com a saúde, com o trabalho, com a família, com a vida financeira, com o presente, com o futuro e por aí vai.

Muitas são as pessoas que acabam se deixando influenciar com toda agitação que acontece na sua vida ou ao seu redor e por causa de tantas preocupações ficam inquietas.

Algumas ficam tão ansiosas e carregam um fardo tão pesado sob seus ombros, que chegam a perder o sono.


Outras, se pudessem, fugiriam para alguma ilha deserta e paradisíaca e ficariam por lá para sempre, pois tudo o que desejam é um pouquinho de paz...




A verdade é que sempre haverá problemas. Sempre haverá situações que nos fará ficar agitados. Sempre haverá preocupações. 

Mas nesses momentos, que acontecem na vida de todos e com todos, o que não podemos permitir é que o nosso coração fique turbado.

Significado de Turbar

Transtornar, perturbar.
Inquietar, desassossegar.

Fig. Sentir forte comoção, alterar-se: turbou-se a ponto de não ter o que dizer.
Quando nosso coração fica desse jeito, por causa de algum problema ou preocupação, ouvir a sua voz só piorará as coisas, pois o coração é um péssimo conselheiro. A única saída é usar a fé. 

Mas não a fé emotiva, aquela que nos faz olhar ao nosso redor, para as circunstancias, para os problemas, as dificuldades que nos cercam e ficar chorando. Devemos usar a fé racional, pois ela nos faz olhar para o alto. 


É no alto que a nossa alma encontra refúgio e tranquilidade - ainda que uma guerra estoure contra nós ou que estejamos cercados de problemas e preocupações.


No capítulo 14, do livro de João, Jesus nos diz duas vezes: 



Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. (João 14:1)

Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize. (João 14:27)

Ele está dizendo para mim e para você: 


"Não fiquem ansiosos, preocupados, inquietos, desassossegados...confiem em Deus. Confiem em mim.
Eu ofereço para vocês a verdadeira paz. A paz que não depende de um lugar paradisíaco ou da ausência de problemas. A paz que fará vocês se sentirem seguros, mesmo em meio as lutas ou dificuldades. Não se aflijam e nem tenham medo, pois Eu estarei com vocês - em todos os momentos".

Sabendo que Jesus está conosco em todos os momentos, o que nos resta é descansar e não permitir que as preocupações ou problemas do dia a dia nos domine ou deixe o nosso coração turbado.

Comentários