Você gosta de passar roupas?

Passar roupas com certeza não é a nossa tarefa doméstica mais preferida e uma pilha de roupa acumulada é capaz de nos deixar aflitas, não é mesmo amiga? Aqui para nós, ter que encarar o ferro de passar nesse calorão (aqui na Bahia, mesmo no inverno é quente), não é brincadeira!

Coitada dessa aí, kkkkk
Mas mesmo não sendo nossa tarefa favorita, não significa que ela tenha de ser feita de qualquer maneira, passar para lá e para cá e pronto! É preciso alguns truques para evitar o transtorno de ter alguma peça queimada ou até mesmo com o aspecto de mal passada.

Como não há escapatória, a solução é criar coragem e enfrentar o ferro e o calor, rsss.

E por falar em ferro, ter um bom ferro de passar é o primeiro passo para facilitar o trabalho. Você pode optar por um ferro a seco ou a vapor - sendo que o segundo facilita a eliminação de rugas e vincos.

Prefira um modelo com termostato prático, que tenha várias opções de níveis de temperatura, para diversos tipos de tecido.
ferro
Opte por um ferro à vapor

Também é preciso certificar se a base do ferro está limpa, antes de começar a passar. Se não estiver, remova os resíduos com um pano limpo - e antes de ligar o aparelho na tomada ok?

Tem coisa pior do que sujar uma camisa branquinha, sem nem ter usado? Ninguém merece!!!

A temperatura ideal em que a peça deve ser passada geralmente vem indicada na etiqueta da roupa. Caso a etiqueta não traga essa informação, vá aumentando a temperatura do ferro aos poucos.


Outra dica importante para quem sofre na hora de desamassar as roupas, é não deixar as roupas expostas ao sol por muito tempo, pois elas ficam mais difíceis de passar. O ideal é que elas sejam recolhidas do varal assim que estiverem secas.

Assim que retirar as roupas do varal, separe as que necessitam ser passadas e as que dispensam o uso do ferro. Dobre cada peça com muito cuidado, deixando bem esticadas para evitar que amassem mais. A única exceção são as camisas sociais, que são mais trabalhosas na hora de passar e por isso, devem ir do varal diretamente para o cabide.
Camisas sociais devem ir do varal para o cabide
Use produtos que auxiliam na remoção de vincos e partes enrugadas e fazem com que o ferro deslize mais facilmente. Se não tiver esses produtos, você pode borrifar água misturada com um pouco de amaciante.

Nas roupas pretas, o correto é borrifar somente água pura para evitar que fiquem com o aspecto de que estão cheias de pelos.

 Segredinho:
Gosto de fazer a mistura de 1 tampa de amaciante - de preferencia os que contem facilitador na sua fórmula - 3/4 de um copo americano de álcool e 500 ml de água, para passar lençóis, camisetas, jeans, roupas do dia a dia. Mas para passar as camisas e calças do meu esposo, não abro mão de usar um facilitador tipo Mon Bijou, Fabulon ou Passe bem, pois eles ajudam a deixar a roupa bem passada, com um bom caimento, além de ficar com um cheirinho bem agradável. Com certeza passar “aquelas” camisas fica bem mais fácil com esses produtos.
truques-para-passar-roupa

Roupas pretas e de tecidos como crepe, cetim e linho devem ser passadas do avesso. Outra opção é colocar um pano bem fino por cima. Isso evita brilhos e marcas indesejáveis. Siga a mesma orientação para peças delicadas, com bordados, aplicações ou estampas emborrachadas e use o ferro em baixa temperatura.

Como passar camisa social


Camisa social
A camisa social é a peça considerada mais complicada de ser passada.

A ordem correta para passar a camisa e deixá-la impecável, é começar deixando o colarinho reto, sem dobrar e passar bem “espalhadinho” para não dar pregas.

Depois é hora de passar o ombro, abrindo-o bem na tábua de passar roupa, passando com a ponta do ferro os cantinhos da peça que sempre ficam amarrotados. Estique bem e vá rodando o ombro.

Do ombro, passe para as mangas, os punhos; tenha cuidado para não deixar dois vincos na manga. O corpo da camisa é a última parte a ser passada.

Finalize dobrando o colarinho e pendure a camisa imediatamente no cabide.

Dá o maior trabalho, mas depois de vê meu esposo vestido com uma camisa passada por mim, com o maior amor e carinho, em espírito de oração, pedindo para que Deus o abençoe cada vez mais…compensa todo trabalho!

Forte abraço!

*Post atualizado em 19/12/2012


Comentários

Ana Carla Benet disse…
A cada passagem de roupa aqui em casa são umas 10 camisas sociais de manga comprida. Sofro! rs

Adorei as dicas, vou praticar.

Sempre separo qdo tiro do varal... fico doida pra guardar as que não precisam de ferro. Assim a pilha pra passar diminui! rs
Paulecula disse…
Aqui em casa, tiramos a camisa da maquina de lavar, e penduramos ja no cabide! Facilita muito, e ate com blusinha e camiseta...