Desvendando os símbolos das etiquetas de roupas
Não sei se já aconteceu de você comprar uma bonita camisa para o seu marido, ou um vestido lindo que há muito tempo você queria comprar (e que talvez não tenha custado tão barato), mas depois da primeira lavada não parecer mais tão lindo assim. Ou de repente você resolveu lavar na máquina aquela roupa que você tanto gostava, e acabou destruindo a peça.
Pois é, já aconteceu comigo também. Certa vez ao lavar uma camisa branca linda que eu tinha, resolvi colocar um pouco de alvejante (Qboa, ou lixívia, como é chamado lá em Angola) para deixa-la mais branca e o que aconteceu? Ao invés da camisa ficar alvinha, amarelou. Isso não teria acontecido se eu tivesse seguido as instruções de lavagem que tinha na etiqueta informando que não poderia usar alvejante clorado naquela peça.
Uma dica muito importante para que as nossas roupas durem por mais tempo é lava-las de acordo com as instruções fornecidas nas etiquetas.
Mas, se você, assim como eu, não sabe o que esses símbolos significam, está na hora de aprendermos, pois eles indicam como devemos lavar, secar e passar a roupa, garantindo assim a conservação da peça.
Para tirar nossas dúvidas e curiosidade sobre cada ícone, vamos conferir nas imagens abaixo como procedermos e assim garantirmos mais tempo para nossa roupa nova ou conservar aquela peça que tanto gostamos!
- Símbolos para lavagem:
Os símbolos que contêm números indicam a temperatura máxima da água durante a limpeza da peça. As três figuras indicam que a lavagem à máquina pode ser normal, bem como o enxágüe e a centrifugação das vestes.
Quando, logo abaixo do desenho da bacia, notarmos a existência de um traço; devemos redobrar os cuidados durante a manutenção de nossas roupas. Cada número indica a temperatura máxima em que a água deve ser utilizada; e nesses casos, a interseção mecânica deverá ser reduzida. Para o enxágüe, o ideal é que ocorra um decréscimo gradual da temperatura da água – resfriamento -, enquanto a centrifugação deverá ocorrer de forma mais suave. Já as duas barrinhas abaixo da última imagem significam que o artigo não pode passar por torções.
- Lavagem à seco:
Os círculos presentes nas etiquetas representam a lavagem a seco. A letra “A” indica que para esse tipo de limpeza é permitida a utilização de todos os tipos de solvente universal; o “F” limita o uso desses produtos, indicando o uso de hidrocarboneto e a letra “P” restringe a limpeza ao uso de percloretileno. Quando o círculo vier com um “X”, este tipo de lavagem não é recomendada!
- Alvejamento:
- Instrução para secagem:
A presença de uma curva na parte superior do quadrado sugere que a melhor forma para secar a peça em questão é estendendo-a no varal. Quando visualizar círculos inscritos nos quadros a intervenção mecânica é permitida, a não ser quando a imagem conter um “X” que restringe essa utilização. Um ponto preto dentro deste círculo estabelece que a secagem seja feita à temperatura mínima, enquanto dois pontinhos recomendam que o processo ocorra no ciclo normal das máquinas à temperatura máxima.
- Para passar:
São esses os pequenos símbolos que nos auxiliam no processo de manutenção de artigos do vestuário, cama, mesa e banho. Sabendo interpretar cada um deles conseguiremos manter a qualidade e aparência das nossas roupas novas, e também diminuiremos os riscos de perder aquela camiseta preferida por uma lavagem mal feita!
Espero que você tenha gostado da postagem.
Comentários