A lição da borboleta

Certo dia um homem vendo uma pequena abertura que apareceu num casulo, ficou curioso para ver a saída da borboleta. Ele então sentou-se e se pôs a observar por várias horas e acompanhou o esforço que a borboleta fazia para que seu corpo passasse através daquela pequena abertura. De repente, pareceu que ela havia parado de fazer qualquer progresso. Parecia que ela tinha se esforçado o máximo que podia, e não conseguiria sair do casulo.
O homem então decidiu “ajudar” a borboleta. Foi em sua casa pegou uma tesoura e cortou o restante do casulo para que ela saísse. 
A borboleta  saiu facilmente… Porém, seu corpo estava murcho, era pequeno e tinha as asas amassadas!
O homem continuou a observar, porque ele esperava que, a qualquer momento as asas dela se abrissem e esticassem e ela saísse voando com todo seu esplendor. Mas nada aconteceu. A borboleta ficou rastejando com um corpo murcho e as asas encolhidas. Ela nunca ia poder voar.
O que o homem, em sua “gentileza” e "vontade de ajudar" não compreendia, era que o casulo apertado e o esforço necessário à borboleta para passar através da pequena abertura, era o modo pelo qual Deus fazia com que o fluido do corpo da borboleta fosse para as suas asas, de forma que ela estaria pronta para voar uma vez que estivesse livre do casulo!


Algumas vezes, o esforço é justamente o que precisamos para o nosso progresso. Se Deus permitisse que ao longo da nossa vida não tivéssemos qualquer obstáculo, ele nos deixaria aleijados e nunca poderíamos “voar”.

Os obstáculos são necessários para o nosso crescimento, para que tenhamos experiência. Tentar atenuar alguns deles, quase sempre, pode ser prejudicial para nós. As dificuldades do caminho se transformam em verdadeiro aprendizado e uma interferência feita por terceiros, mesmo com "boas intenções", pode trazer consequências fatais e duradouras, mesmo sem ter sido essa a intenção de quem interferiu.

Cada um vive o seu deserto e passar pelo “casulo”, é necessário, mas o que não podemos esquecer é que, diante dos percalços da vida… Deus nos promete superação!
Forte abraço

Comentários

Anônimo disse…
O seu blog é uma delícia de se visitar. Nota-se o carinho com que é elaborado.Parabéns !