Olhai para os lírios


"E pelo que haveis de vestir, por que andais ansiosos? Olhai para os lírios do campo, como crescem; não trabalham nem fiam;
Contudo vos digo que nem mesmo Salomão em toda a sua glória se vestiu como um deles.
Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, quanto mais a vós, homens de pouca fé?" ( Mateus 6:28)

Por que será que o Senhor Jesus nesse versículo acima nos convoca a observar os lírios? Fui em busca de algumas características dessa planta e fiquei surpreendida!

- Os lírios são plantas que comumente crescem em locais próximos a veios d’água. 

-A falta da luz do sol e de água causa aborto nos botões e enfraquecem os galhos ou hastes.

- O frio do inverno não costuma ser problema para estas plantas, embora elas percam parte de suas folhas, dificilmente chegam a morrer. 

- Após o período de hibernação, a planta acorda novamente produzindo folhas e flores, que por sinal são flores de uma grande beleza e delicadeza extrema. Elas são graciosas, nobres e com aroma marcante.

Levando para nossa vida com Deus:

A ÁGUA é o Espírito Santo e precisamos ter comunhão com Ele todos os dias. Assim como os lírios dependem da água para sua sobrevivência e o seu desenvolvimento, nós também precisamos do Espirito de Deus e devemos busca-Lo INCANSAVELMENTE.

A LUZ é a Palavra - A PALAVRA de Deus! A Palavra que nos liberta, que nos ensina, nos encoraja, nos orienta, nos lapida, nos conforta, nos abençoa. Ela é como a luz do sol que aquece e alimentam os lírios para que eles possam crescer e se tornar uma linda e admirável flor. Assim também precisamos da Luz que está na PALAVRA de Deus e nela devemos meditar todos os dias e depositar a nossa confiança.

Como pudemos ver, os lírios também passam por momentos difíceis, mas eles são fortes! E apesar de perderem algumas folhas nos dias de inverno, logo voltam a produzir mais folhas e flores. 

Assim também é com aqueles que colocam a sua TOTAL DEPENDÊNCIA em Deus. Ainda que venham passar por momentos difíceis, momento frios (DESERTO ou PROBLEMAS), nunca morrem e sempre voltam a dar frutos.

       “Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.” ( Mateus 6:33)

Quando dependemos de Deus e colocamos Ele como primeiro na nossa vida... é promessa: TUDO nos será acrescentado! 

Acredito que nem passa pela nossa capacidade de imaginação o que Deus tem para aqueles que nEle confiam e O obedecem!

Caminhando pelo colégio encontrei uma das espécies dessa linda flor. Estava tão escondida...Nem sabia que tinha uma por lá! Aproveitei e tirei essa foto, rsrsrs. 


Os lírios DEPENDEM de DEUS e é por isso que nem mesmo Salomão em toda sua gloria se vestiu como um só deles. Também quero ser como os lírios. E você?

P.S. Colaborou com esse post Alessandra Vieira Luz

Comentários