Regras de etiqueta à mesa

Dezembro é, sem dúvida a época do ano em que as pessoas mais se preocupam com as regras de etiqueta à mesa. Almoços, confraternizações no trabalho, com a família, com amigos, festas e mais festas.
Qual a posição dos copos, talheres e guardanapos? Qual talher deve ser utilizado primeiro? Encontre aqui algumas dicas para que você não se preocupe, tornando esse momento agradável tanto para quem convidou, como para os convidados.
A disposição dos pratos, dos copos e dos talheres é sempre a mesma e o que pode variar é a quantidade desses itens à mesa. Veja abaixo três esquemas de montagem de mesas, mais e menos formais, além de alguns toques sobre talheres, copos, pratos e guardanapos.
mesa_foto_int1mesa_foto_int2 mesa_foto_int3
Talheres
O conceito é que os talheres são utilizados sempre de fora para dentro. A quantidade de talheres à mesa, depende de quantidade de pratos servidos em uma refeição e os talheres ficam dispostos de modo que sejam utilizados na mesma ordem em que os pratos são servidos. Na mesa, os garfos ficam à esquerda do prato. As colheres de entrada ou de sopa, junto às facas, sempre com o corte voltado para dentro, ficam do lado direito do prato e os talheres para sobremesa à frente deste. O garfo para salada normalmente é menor e mais largo que o garfo principal.

Copos
Sempre da direita para a esquerda, no sentido em que serão empregados, os copos ficam dispostos na seguinte ordem: vinho branco, vinho tinto, água ou champagne. Esta é também a ordem de tamanho dos copos, o de vinho branco é normalmente menor do que o de vinho tinto, que por sua vez é sempre menor do que o de água.

Pratos
Em uma refeição à francesa, quando há alguém servindo os pratos, estes são retirados da mesa juntamente com os talheres utilizados, à medida que mais pratos vão sendo servidos. O prato de salada pode ficar sobre o prato principal e o prato de pão fica acima e à esquerda destes. O pão é um dos poucos alimentos que devem ser comidos com as mãos. O sousplat é um prato largo, colocado em primeiro lugar à mesa. Este prato serve apenas para sustentar outros pratos ou tigelas e não é trocado durante a refeição.

Guardanapos
Os guardanapos cuidadosamente dobrados podem ser dispostos à esquerda dos pratos ou mesmo no interior destes. Uma dica é elaborar um pequeno arranjo com flores e utilizar o porta-guardanapos para dar um toque. Ao sentar-se à mesa, os guardanapos são desdobrados e colocados no colo, onde permanecem durante a refeição. Ao término, o guardanapo deve ser dobrado e colocado ao lado esquerdo do prato.

Posição dos Convidados à Mesa
Nem sempre este ponto é levado em consideração, mas para que a refeição transcorra o mais agradável possível, procure dispor os convidados que tenham interesses comuns e afinidades, próximos uns aos outros. Também é interessante que se intercale na mesa homens e mulheres.
Não se esqueça que, seja qual for a refeição, almoço, jantar, mais ou menos formal, o importante mesmo é que todos se sintam bem. Segundo Emily Post, famosa por seus livros e colunas sobre etiqueta, “não importa que garfo você use contanto que se sinta confortável e que os outros estejam confortáveis”.
Fonte: Tok&Stok

Comentários

Jesus meu guia! disse…
Gente,

amei este site!

Não ficarei perdendo meu tempo à procura de boas dicas, pois aqui, achei bem mais do que buscava, encontrei trabalhos manuais e assuntos diversos de interesse gerais.
Sem dizer que é um espaço cristão onde posso, ser abençoada e abençoar.

Um "achado'do bem!

Uma "viagem", produtiva, agradável e muito interessante.

Logo mais estarei de volta. Até!

Parabéns!

A todos e todas:
a graça e paz que só Jesus Cristo,
o Salvador, pode dar!

MD - Ipatinga/MG
18/01/2011