Cuidados com os cabelos: Dicas de mascaras para tratamento e receitinhas caseiras

/
2 Comments


Cabelos bem cuidadosCremes para cabelos caseiros ou industriais ajudam a repor as substâncias perdidas e deixam os cabelos mais macios, bonitos e protegidos.

Cada tipo de cabelo pede uma opção diferente, com ingredientes específicos.

Os superdanificados, por exemplo, exigem cremes ou mascaras de hidratação profunda. Dependendo do grau de ressecamento, as aplicações devem ser feitas uma vez por semana. Quando a situação melhorar, eles podem ser espaçados, feitas a cada 10 ou 15 dias , conta o cabeleireiro Eduardo Bueno, do Salone, de São Bernardo do Campo (SP).

Se preferir hidratar em casa, as máscaras devem ser aplicadas com a freqüência indicada pelo fabricante ou quando houver necessidade. Elas geralmente são utilizadas sobre os cabelos úmidos, depois de lavados, e permanecem de 10 a 20 minutos. Algumas requerem touca térmica ou toalha aquecida durante o descanso, para que a alta temperatura ative os componentes. As instantâneas dispensam o calor e o tempo de ação é menor, de 3 a 5 minutos.

Se a idéia for utilizar a versão industrial, alterne a marca dos produtos para que não haja saturação. Se tiver muita proteína, pode deixar os fios opacos com o tempo , esclarece Eduardo.
Cabelo

Por isso, se você sentir que a hidratação está deixando seus cabelos  pesados em vez de deixá-los bonitos e macios, a solução é trocar a linha. Em geral, as máscaras são bem toleradas pelo couro cabeludo.

Para realizarmos um tratamento capilar com a máxima segurança, e comprarmos mascaras para tratamento capilar corretamente, basta lermos os componentes da fórmula no rótulo da embalagem. Veja a seguir os ingredientes mais indicados para cada tipo de cabelo.

  1. Crespos e secos: aminoácidos da seda, calêndula, ceramidas, colágeno, manteiga de karité e de abacate, proteínas do trigo, queratina, silicone. - Oleosos: ácido salicílico, algas marinhas, aloe-vera, bétula, hamamélis.
  2. Ressecados: ceramidas, colágeno, elastina, óleos e extratos, pantenol, proteínas, silicone, vitamina E.
  3. Normais: algas, ceramidas, derivados de silicone e lanolina, pantenol, proteínas.
  4. Tingidos: aloe-vera, aminoácidos, ceramidas, lanolina, proteínas do trigo e de soja, queratina

Direto da natureza

Anote algumas receitinhas caseiras que ajudam a trazer de volta o brilho e a maciez da cabeleira, sugeridas pelo dermatologista Valcinir Bedin:


Secos: Ingredientes: ½ abacate, 1 clara de ovo Modo de fazer: bata todos os ingredientes no liquidificador. Indicação: aplique sobre os fios molhados. Deixe por 20 minutos sob o efeito de uma touca térmica ou toalha morna. Repita 1 vez por semana.

 Oleosos: Ingredientes: ½ abacaxi, 1 colher (chá) de óleo de amendoim ou de soja.
Modo de fazer: bata todos os ingredientes no liquidificador. Indicação: uma vez por semana passe a mistura sobre as mechas úmidas e deixe por 20 minutos.

Nomais: Ingredientes: ½ abacate, 1 clara de ovo
Modo de fazer: bata todos os ingredientes no liquidificador. Indicação: aplique sobre os fios molhados. Deixe por 20 minutos sob o efeito de uma touca térmica ou toalha morna. Repita 1 vez por semana.

Crespos: Ingredientes: 1 manga (grande), 1 clara de ovo. Modo de fazer: bata os ingredientes no liquidificador. Indicação: passe a máscara nos cabelos molhados e mantenha por 20 minutos. Faça 2 vezes por semana.

Com química : Ingredientes: erva-cidreira (capim santo).
Modo de fazer: prepare um chá de infusão bem concentrado (sem colocar açúcar). Indicação: duas vezes por semana, faça o chá de erva-cidreira e jogue na cabeça durante o banho, após lavar com o xampu. 

Fonte: Minha vida, saúde, alimentação e bem estar



Leia também

Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Tecnologia do Blogger.