É bom saber: Tomada de três pinos

Com o novo padrão de tomadas instaurado no País, e durante o período de adaptação, muitas dúvidas surgiram entre os consumidores. A principal delas foi: por que, efetivamente, as novas tomadas possuem esses três pinos redondos?
Uma tomada nada mais é do que o ponto de conexão que fornece eletricidade. As mais comuns tinham dois terminais, mas muitas delas já contavam com um terceiro, denominado ‘ligação de terra’. Geralmente, eram encontrados sob a forma de três pinos chatos, dois em cima inclinados e um embaixo reto.

Sem choques

O sistema de uma rede elétrica comum geralmente é composto por dois condutores de energia, o de fase e o neutro. O condutor de fase transmite a tensão elétrica, a energia. Por sua vez, o condutor neutro possui um potencial elétrico equivalente a zero.
Só que a capacidade aparentemente nula do condutor neutro pode sofrer interferências de componentes de um aparelho, como de um computador de mesa, por exemplo, e deixar escapar a energia acumulada nas extremidades do eletroeletrônico, provocando um choque elétrico no indivíduo que o está utilizando ou um curto circuito que danifique o próprio equipamento.
A função do terceiro terminal, o pino terra, é proteger contra choques elétricos, pois ele faz a ligação do equipamento utilizado com o sistema de aterramento da rede elétrica, onde realmente há um potencial elétrico neutro, que possibilita o encaminhamento das energias acumuladas diretamente para a terra.
Fonte: Arca Universal

Comentários