Coração

Quando na palavra de Deus lemos algum versículo que menciona coração, ela não se refere ao órgão que é responsável pela distribuição do sangue no nosso corpo, mas sim aquilo que tipifica o centro do nosso ser, o lugar onde fica guardado as nossas emoções, nossas vontades, nossa personalidade.

É nele que estão guardados os nossos tesouros, é nele que estão os nossos sonhos e também é nele que ficam guardados sentimentos ruins tais como: inveja, rancor, mágoa, angustia…

Porque do coração procedem os maus pensamentos, mortes, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias. Mat. 15:19

O coração é a fonte da nossa vida, tanto fisicamente quanto espiritualmente falando e por isso mesmo Deus nos orienta a guarda-lo:


Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida. Prov.4:23. 

Mas como guardar o coração no momento em que somos bombardeados com pensamentos ruins, quando vemos ou ouvimos tantas coisas contrárias a nossa fé, quando somos injustiçados, decepcionados…? Não permitindo que nenhum sentimento ruim habite em nós.

Não vale a pena guardar rancores, mágoas, decepções, seja qual for o sentimento negativo no nosso coração, a única pessoa a ser prejudicada com isso seremos nós mesmos. Sem contar que existe também uma coisa muito preciosa em jogo: a salvação da nossa alma.


Será que vale a pena perder a salvação por conta de um decepção? Deixar de estar ao lado de Jesus, num lugar onde não haverá mais morte, nem pranto, nem choro, nem dor, por conta de uma mágoa?

Não, não vale a pena!

É melhor vasculharmos o nosso coração e limpa-lo de tudo aquilo que pode pôr em risco a nossa salvação. Pedir perdão se for preciso, esquecer, compreender, buscar ajuda, enfim, guarda-lo.

Significados da palavra guardar: Vigiar, a fim de defender; conservar, manter em bom estado, não perder.

Que Deus nos abençoe!

Comentários