Playing for Change - Músicos de rua de todo o mundo unidos em nome da paz

Cd As vezes gosto de uma música apenas por causa de algum detalhe que chamou minha atenção: timbre de voz do (a) cantor (a), arranjo, melodia, acorde, letra, ritmo… e esse CD\DVD "Playing for Change", que na verdade é um projeto de um engenheiro de som de Nova York, que reuniu artistas populares de todo o planeta ao som das mesmas canções, chamou minha atenção por vários detalhes e com certeza eu vou compra-lo para conferir.
Como surgiu esse projeto:
Por Marcelo Cypriano
Na virada do século, o engenheiro de som norte-americano Mark Johnson deparou com uma cena aparentemente comum em uma estação do metrô de Nova York: dois homens, um com um violão e outro cantando. Mas a tradicional cena de músicos de rua tentando garantir uns trocados teria passado despercebida se Mark não tivesse esticado sua atenção além da bela música que embalava o subterrâneo da Big Apple: pelo menos duas centenas de transeuntes pararam, como ele, para apreciar a canção. Uns sorriam, outros até deixavam lágrimas escaparem.
Aquilo mexeu com Johnson o dia inteiro, e uma ideia foi amadurecendo em sua mente. O poder da música sobre pessoas das mais diferentes origens e línguas o atraiu demais. Montou com alguns amigos um "estúdio de gravação móvel", equipamentos a tiracolo montados no chão em qualquer lugar disponível, mesmo na rua, e passou a registrar músicos onde eles estivessem. Nascia assim o documentário "Playing for Change" (Tocando pela mudança, em tradução livre) para disseminar a música daqueles profissionais populares além do alcance de quem passava pela calçada. Lançado em 2003, o filme mostrava três músicos de rua em cidades dos Estados Unidos e suas histórias.
Um dia, em Santa Monica, Califórnia, Mark ouviu ao longe um trecho de "Stand by Me", canção de Sam Cooke celebrizada por John Lennon, e seguiu o som. Descobriu o cantor de rua Roger Ridley, bastante conhecido na bem urbanizada área do centro da cidade. A sensação do engenheiro e de quem passava por ali revolucionou o trabalho de Mark.
Mundo afora
Após Ridley, Mark resolveu ampliar as fronteiras do “Playing for Change”, fazendo dele um ambicioso projeto. Conseguiu recursos para viajar pelos mais variados cantos do mundo, captando aqui e ali não somente os músicos de rua mais representativos de suas localidades, como oferecendo a outros ouvintes o que só os locais conheciam. Não tardou e gente famosa da música mundial apoiou o projeto, como Bono Vox, do U2, um dos maiores entusiastas.
Dez anos após ouvir aquela dupla na estação de metrô nova-iorquina, Mark lançou o CD e o DVD de "Playing for Change – Songs Around the World", que desde sua chegada às lojas conquista cada vez mais fãs ao redor do planeta, inclusive brasileiros. Gente de todo o mundo, das mais variadas raças, cantam juntos (cada um em sua localidade de costume, mas reunidos na edição) canções conhecidas que falam de paz, amor e tolerância, buscando um mundo mais humano, "tocando pela mudança" como sugere o título em inglês. Até um brasileiro, César Pope, do Rio de Janeiro, foi incluído, de cavaquinho em punho.
Diferentes tons de pele, vestuários, línguas e condições sociais são visíveis em clipes conjuntos que mostram não somente Ridley, que Mark descobriu na Califórnia, como também o folclórico Grandpa Elliott (Nova Orleans), Dimitri Dolgonov (Rússia), Tula (Israel), Django Degen (Espanha), o conjunto indígena Twin Eagles Drum (Novo México) e os comoventes corais populares Sinamuva (África do Sul) e o Omagh Community Youth (Irlanda). Uma reação bastante comum entre os apreciadores da obra tem sido notada pelo pessoal do projeto: um respeito muito maior pelos artistas de rua.
Além do DVD e do CD, o projeto realiza shows com públicos enormes mundo afora, carregando consigo alguns dos músicos do projeto. Todos os produtos geram recursos para a fundação de Johnson e para os músicos. Mesmo assim, muitos deles não saem de seus tradicionais pontos na rua, seu palco cotidiano.
A canção que um dia alertou Mark Johnson na rua, fazendo-o correr pelos quarteirões de Santa Monica para encontrar seu intérprete, acabou virando um dos principais clipes do DVD. 35 artistas de rua foram reunidos na faixa "Stand by Me" unidos à distância pela linguagem universal da música, como você pode conferir agora nesse vídeo (que já foi exibido mais de 21918610 vezes no YouTube):
O conjunto com CD e DVD "Playing for Change: Songs Around the World" já está disponível em lojas do Brasil.
Definitivamente a música é um dom que associada a tecnologia de vídeo e áudio móvel resultou nesse lindo projeto. Para mais detalhes vale a pena visitar o site: Playing for Change e através do YouTube podemos conferir mais vídeos gravados com vários artistas de rua ao redor do mundo.
Forte abraço

Comentários