Você sabe o que faz um Barista e o que é a latte art?

Eu amo café! O aroma, o sabor...Gosto de experimentar várias marcas de pó e se o grão for moído na hora então… é tudo de bom!

Bebo com moderação, é claro, pois como dizia a minha avó, café demais faz mal a saúde. Tem dias que tomo apenas duas xícaras.

Há quem não goste, mas uma pausa durante o dia para um bom cafezinho é sempre uma delícia. 

Se for um Cappuccino então...é irresistível! Pena que só dá para saborea-lo em restaurantes ou cafeterias. Se pudesse tomava todos os dias rsrs.

Já comprei a latinha para fazer em casa, já fiz a mistura de café solúvel, leite em pó, canela em pó, bicarbonato e chocolate em pó; fica gostoso e dá para tomar, mas não fica igual. E também falta os desenhos lindos de tulipas, corações, rosetas e espirais feitos na espuma que chega dá pena desmanchar.



Segundo Giuliana Bastos, que é jornalista na área de gastronomia e autora do Dicionário Gastronômico Café com suas Receitas:
Algumas pessoas têm vocação para determinadas coisas. Cozinhar, advogar em casos policiais, erguer casas e apartamentos enquanto tantos outros não conseguem montar tijolo sobre tijolo... E eis que há alguns anos percebeu-se que é justamente a mão de um especialista um dos fatores mais importantes para se obter uma boa xícara de café. Em alguns casos, concluímos que não basta aquecer a água e ter ao alcance o pó e o coador. É preciso chamar o Barista.


Baristas são os “experts” no preparo do café - e têm atuação fundamental na divulgação, junto ao consumidor final, dos cafés de qualidade. Além de terem completo conhecimento sobre o preparo da bebida, eles também têm que entender da história do café, do seu cultivo, tipos de grãos e origens. Eles estão para o café assim como os sommeliers estão para o vinho. Com uma diferença: o Barista tem a capacidade de criar novas e originais receitas e apresentações tanto de café expresso quanto de cappuccinos e outros drinques e coquetéis à base de expresso.


Os desenhos lindos feitos na espuma são chamados de Latte art ou coffee art. Eles são feitos manipulando o fluxo de leite de uma jarra para dentro do café expresso, como mostra a imagem.


 Ou com o auxílio de algum objeto: colher, mexedor ou palitinho.



É uma pena que nem todos os lugares que vendem café disponham desse profissional, pelo menos aqui em Salvador. Eu fico encantada quando paro para tomar um Capuccino e ele vem assim, lindo.



Pois é, eu nem sabia que existia esse tipo de profissão, mas agora que sei, fiquei encantada e gostando um pouco mais de café rsrssr.

Algumas cafeterias oferecem o curso de Barista, tanto para quem quer se profissionalizar ou para quem quer apenas aprender a escolher e fazer um bom café em casa. Fiquei com vontade...

Hum...escrever esse post também me deixou com vontade de tomar um cafezinho, vou ali fazer. Aceita uma xícara? Rsrsrs
1 comentário