Você sabe o que faz um Barista e o que é a latte art?

Eu amo café! O aroma, o sabor...Gosto de experimentar várias marcas de pó e se o grão for moído na hora então… é tudo de bom!

Bebo com moderação, é claro, pois como dizia a minha avó, café demais faz mal a saúde. Tem dias que tomo apenas duas xícaras.

Há quem não goste, mas uma pausa durante o dia para um bom cafezinho é sempre uma delícia. 

Se for um Cappuccino então...é irresistível! Pena que só dá para saborea-lo em restaurantes ou cafeterias. Se pudesse tomava todos os dias rsrs.

Já comprei a latinha para fazer em casa, já fiz a mistura de café solúvel, leite em pó, canela em pó, bicarbonato e chocolate em pó; fica gostoso e dá para tomar, mas não fica igual. E também falta os desenhos lindos de tulipas, corações, rosetas e espirais feitos na espuma que chega dá pena desmanchar.



Segundo Giuliana Bastos, que é jornalista na área de gastronomia e autora do Dicionário Gastronômico Café com suas Receitas:
Algumas pessoas têm vocação para determinadas coisas. Cozinhar, advogar em casos policiais, erguer casas e apartamentos enquanto tantos outros não conseguem montar tijolo sobre tijolo... E eis que há alguns anos percebeu-se que é justamente a mão de um especialista um dos fatores mais importantes para se obter uma boa xícara de café. Em alguns casos, concluímos que não basta aquecer a água e ter ao alcance o pó e o coador. É preciso chamar o Barista.


Baristas são os “experts” no preparo do café - e têm atuação fundamental na divulgação, junto ao consumidor final, dos cafés de qualidade. Além de terem completo conhecimento sobre o preparo da bebida, eles também têm que entender da história do café, do seu cultivo, tipos de grãos e origens. Eles estão para o café assim como os sommeliers estão para o vinho. Com uma diferença: o Barista tem a capacidade de criar novas e originais receitas e apresentações tanto de café expresso quanto de cappuccinos e outros drinques e coquetéis à base de expresso.


Os desenhos lindos feitos na espuma são chamados de Latte art ou coffee art. Eles são feitos manipulando o fluxo de leite de uma jarra para dentro do café expresso, como mostra a imagem.


 Ou com o auxílio de algum objeto: colher, mexedor ou palitinho.



É uma pena que nem todos os lugares que vendem café disponham desse profissional, pelo menos aqui em Salvador. Eu fico encantada quando paro para tomar um Capuccino e ele vem assim, lindo.



Pois é, eu nem sabia que existia esse tipo de profissão, mas agora que sei, fiquei encantada e gostando um pouco mais de café rsrssr.

Algumas cafeterias oferecem o curso de Barista, tanto para quem quer se profissionalizar ou para quem quer apenas aprender a escolher e fazer um bom café em casa. Fiquei com vontade...

Hum...escrever esse post também me deixou com vontade de tomar um cafezinho, vou ali fazer. Aceita uma xícara? Rsrsrs

Comentários

Anônimo disse…
Não sou fã de qualquer tipo de café, mas olhando estes acima, me deu água na boca!!!

Joseane Ascenção