Alerta de chuva forte na Bahia

Frente fria Estamos acompanhando nos noticiários a grande tragédia que aconteceu no Rio de Janeiro por conta das fortes chuvas que caíram sobre o Estado e que provocou a morte de pelo menos 154 pessoas (e esse número infelizmente continua subindo), grandes deslizamentos de terra, suspenção de aulas, fechamento de grande parte do comércio, enfim uma grande tragédia. A forte frente fria que passou pelo Rio de Janeiro está agora na Bahia, por isso o alerta.

Chuvas fortes já estão caindo em todo Estado. Aqui mesmo em Feira de Santana chove desde ontem a noite (Quarta feira), vários bairros estão alagados, (a foto abaixo é do bairro onde moro, tirei da janela da minha casa) casas estão inundadas, carros quebrados nas ruas e em diversos interiores do Estado e em Salvador há relatos de várias pessoas dizendo que está chovendo fora do normal. Feira de Santana

  • Relato de Gabriel Amorim em Itabuna

Aqui em Itabuna ontem, por volta de 18hs, caiu uma chuva fortíssima…com muito raio e trovões, tempestade fora do normal para esta região!! Ficamos em alguns bairros sem energia elétrica, em alguns casos mais de 1 hora!!

  • Jacqueline Andrade em Lauro de Freitas

Moro em Lauro de Freitas, Litoral Baiano, à 10km de Salvador e acreditem, o mundo parece que vai acabar, muita chuva, muito vento, muitos trovões e relâmpagos. É de assustar!

  • Juliano  em Ilhéus

Ontem, 07/04/2010, por volta das 18:40hs, aqui na cidade de Ilhéus – Ba, houve um grande temporal, algo raro, com muitos relâmpagos, ventos fortes.

A previsão é de muita chuva nos próximos dias, principalmente na região de Salvador, Recôncavo Baiano, litoral norte baiano e as regiões que fazem divisa com o Piauí. Há possibilidade de alagamentos e deslizamentos de terra. Minha maior preocupação é com aquelas pessoas que moram nas encostas, que não tem para onde ir e acabam por arriscar as suas vidas permanecendo nessas áreas de risco. O Brasil já está consternado com a tragédia do Rio, por isso a população baiana deve ficar alerta para que outra tragédia não se repita.

EncostaDe acordo com informações da Defesa Civil, a população que mora em áreas de risco deve ficar atenta caso haja deslizamentos de terra ou rachaduras no imóvel. A orientação do órgão é a evacuação do local imediatamente e procurar um abrigo.

Outra recomendação da Defesa Civil é que as pessoas fiquem atentas ao passarem próximas às árvores e postes que podem sofrer quedas ou inclinações durante a chuva.

A população também deve prestar atenção ao aumento do volume de água dos córregos e rios que cortam a cidade. A Defesa Civil alerta que em caso de elevação, a recomendação é ir a um lugar seguro para se abrigar e na ocorrência de alagamento próximo à residência, os moradores devem sair do imóvel. Infelizmente muitos não dão ouvidos a esse alerta, seja por falta de conhecimento ou por não terem acesso a informação ou como na maioria das vezes, não terem realmente para onde ir. É preciso atender a esse alerta para que vidas não se percam.

Obs.Já foram registradas na Defesa Civil de Salvador (Codesal) 63 ocorrências das 0h às 8h40 na capital baiana. Dois imóveis desabaram nos bairros de São Marcos e em Pirajá. Duas áreas estão alagadas em Águas Claras e em Itapuã. Não há informações sobre vítimas.

Houve deslizamentos de terra em Águas Claras, em São Marcos, em Periperi e principalmente no bairro de Sussuarana que foi um dos mais atingidos pela chuva. As árvores caíram em diversos bairros da capital entre eles: Valéria, Paripe, São Caetano, Patamares, Cabula e Águas Claras.

A Codesal também já registrou 13 ameaças de desabamento de imóveis, uma ameaça de desabamento no muro no bairro da Paz e 10 ameaças de deslizamentos.

Comentários