Sobre Obsolescência Programada e uma dica para renovar o seu fogão

O fogão aqui de casa é relativamente novo, tem no máximo 3 anos, porém os queimadores originais de fábrica (daqueles pretos) estavam horríveis e ficando enferrujados - não por falta de cuidado ou de limpeza, "vô" logo avisando viu rsrssrs - deixando o fogão com uma aparência bem caidinha.


Fui à uma loja que vende peças para fogão e comprei quatro queimadores de inox. Paguei R$20,00 nas quatro peças. 


Separei um tempinho, fiz uma faxina caprichada no fogão e depois coloquei os queimadores novos e olha como ficou lindo:


Uma dica tão simples (trocar os queimadores), mas que ajudou a levantar a moral do fogão :)

Agora, aproveitando o desgaste dos queimadores em tão pouco tempo de uso...Você já percebeu que hoje em dia alguns móveis, eletrodomésticos e vários objetos parecem ter uma vida útil muito curta? 

Foi-se o tempo (o das nossas avós, bisavós...) em que um fogão, um guarda roupas, uma geladeira, uma cama...eram fabricados para durar muitos anos, podendo ser passados até para uma outra geração de tão resistentes que eram, não é mesmo?

Os tempos mudaram. Estamos nos tempos da Obsolescência Programada e cada vez mais pagamos caro, diga-se de passagem, por um móvel, eletrodoméstico, celular, roupas e muitos outros produtos que foram projetados para durarem pouco tempo e por isso precisam ser substituídos com uma maior frequência.

Lembrei de uma camisa azul royal que comprei dia desses e que na primeira lavada (na mão e com sabão neutro) a camisa soltou tanta tinta, que de royal quase virou celeste! A camisa, que não foi tão baratinha, na primeira lavada já ficou sem brilho, sem vida. Parecia até que a peça era descartável. Tipo, use e jogue fora.

Pois é, nos dias de hoje precisamos ter um cuidado redobrado para conservar móveis, roupas, eletrodomésticos, pois o que mais os fabricantes querem, é lucrar. Os produtos já não tem tanta qualidade (embora algum sejam caros), são frágeis e se desgastam mais rapidamente, praticamente nos obrigando a substituí-los com maior frequência.

A Obsolescência Programada acaba sendo uma forte aliada do apelo ao consumo. E se não vigiarmos, somos levadas quase que sem querer (algumas por que querem mesmo) pela onda consumista que tende a nos fazer comprar, descartar, comprar, descartar...às vezes o que nem é necessário.


Vai chegar uma hora em que por mais cuidado que tenha, será necessário trocar não apenas os queimadores, mas o fogão. Fazer o quê...Os tempos mudaram e algumas coisas não duram como antigamente. Infelizmente.

P.S. do dia 10 de Junho até o dia 19 de Julho #JejumDeJesus.
Postar um comentário