Facebook e seus boatos

Se você é usuário do Facebook, assim como eu, é bem provável que já deva ter se deparado no Feed de notícias com uma postagem de um amigo ou até mesmo compartilhou no seu próprio mural um “aviso” que anda circulando por lá há algumas semanas.
Informo a todos os meus amigos de que dentro de alguns dias fecharei as portas a todos os que não fizerem o que aqui peço. O Facebook mudou as suas configurações de privacidade mais uma vez! Devido ao "gráfico app" novo, qualquer um no Facebook (incluindo em outros países) poderão ver as tuas imagens, Curtidas e Comentários. Agradeço aos que procederem conforme indico e me comunicarem. Terei que excluir os que não evitarem que a minha informação seja acessível ao público. Eu posto fotos de família a que não quero que estranhos tenham acesso! Isso pode acontecer quando os amigos clicam em "Curtir" ou "Comentar" e blá, blá, blá...
Já viu? Eu já, pois vários amigos postaram esse "aviso" (que informa que houve uma mudança nas definições de privacidade do Facebook e que devido a essa mudança pessoas desconhecidas teriam acesso a nossa atividade no Face: fotos postadas, curtidas, comentários) e consequentemente pediram para desmarcar a opção "comentários e curtidas" pois de acordo com o tal "aviso", essa medida ajudaria na proteção contra as novas políticas de privacidade do Facebook.

Sempre que vejo "avisos" como esse no meu mural ou no Feed de notícias, pesquiso a respeito. Esse "aviso", assim como outros que já vi, na verdade se trata de mais um hoax ou seja mais um boato que está se espalhando na rede social. Se quiser confirmar e saber mais a repeito, os sites que pesquisei foram: esse, esse e esse.

O que acontece na verdade, é que ao seguir o "passo a passo" indicado pelo "aviso", somos nós que deixamos de ver as atualizações dos nossos amigos e não as pessoas desconhecidas.

#Fique sabendo: O menu que aparece quando passamos o mouse no nome da pessoa, apenas controla o tipo de atualização que queremos ver daquele amigo. Por exemplo, se eu não quiser ver no meu Feed as atualizações de jogos de algum amigo, basta desmarcar a opção "jogos" esse vale a pena desmarcar viu rsrsrs.

Se algum amigo (a) publicou o tal "aviso" no seu mural e você seguiu a orientação sugerida, ou seja desmarcou a opção "comentários e curtir" saiba que VOCÊ não verá mais as postagens que seu amigo curte ou comenta, sejam eles públicos ou não. E se desmarcou a opção "mostrar no Feed de notícias" (um recurso que também é utilizado para evitar o constrangimento de desfazer uma amizade) VOCÊ não verá mais nenhuma atualização do seu amigo ou amiga, a não ser que entre diretamente na página deles.

Agora imagine entrar na página de 30 amigos ou mais, uma por uma, para ver as atualizações recentes deles? Viu o transtorno que esse boato provoca? Porque privacidade que é bom...

Muitas pessoas ao verem alguns "avisos" no Facebook vão logo compartilhando e fazendo o que foi indicado, principalmente se for utilizada a palavra privacidade, mas não procuram saber se aquela informação é verdadeira ou não. Eu também já fiz isso. Hoje eu aprendi que não podemos acreditar em tudo que vemos ou lemos na internet, é preciso buscar informação a respeito.

É claro que todo cuidado é pouco para mantermos a nossa privacidade na internet e isso é possível, basta que venhamos nos informar um pouquinho, "fuçar" nas configurações e aprender a configura-las corretamente.

Eu gosto de fotografia e tenho um monte de álbuns no Facebook, mas eu decido quais fotos serão compartilhadas publicamente, quais serão compartilhadas com meus amigos ou até mesmo as que não compartilharei com ninguém. Assim como tudo que eu posto no meu mural.

Na página oficial do Facebook Brasil podemos encontrar uma publicação que fala sobre isso e que também desmente outro boato espalhado dizendo que o Facebook daqui a um tempo será pago.



Em um dos sites que pesquisei li sobre 18 dicas de uma especialista em segurança na internet para quem deseja proteger a privacidade no Facebook. Algumas eu já adotei faz um tempinho. Selecionei nove dicas que eu já sigo e que acho eficiente:

  1. Mantenha o perfil no Facebook privado.
  2. Omita informações pessoais. Não poste endereço, número de telefone e outras informações que revelem localização.
  3. Não marque fotos de pessoas da família. Também não mostre quem é pai, mãe, filho e outros parentes.
  4. Permita que só amigos de perfil possam ver fotos e posts. Não abra as atualizações para amigos de amigos. Você não sabe quem eles podem ser.
  5. Crie álbuns de fotos com acesso restrito.
  6. Faça a classificação restrita no Facebook. Alguns amigos podem ser restritos e ver apenas atualizações publicas.
  7. Marque a opção “pedir para ser marcado em fotos e publicações”. Toda vez que alguém desejar marcar conteúdos, será necessária autorização.
  8. Foto de perfil deve ser discreta e não mostrar pessoas. Essas fotos são públicas.
  9. Não publique fotos de filhos. Quanto menos fotos, melhor. (Não tenho filhos, mas essa é uma dica interessante)
Para ver o restante das dicas basta clicar aqui

Vale a pena tirar um tempo e pesquisar como configurar de forma adequada e também para ler os Termos e Políticas do Facebook e assim quando surgir qualquer "aviso" já estaremos informados, não perderemos tempo e não passaremos um boato adiante.

Por enquanto é só. Espero de alguma forma ter ajudado. 

Só mais uma coisinha rsrsrs. Tenho duas páginas no Facebook relacionadas a esse blog: facebook.com/Tatianaumsimplesvaso e facebook.com/Simplesvaso e será uma imensa alegria saber que você curte uma dessas páginas :) 

Até breve!

Comentários