10 dicas para gerenciar melhor o seu tempo
Trabalhar fora, cuidar do marido, dos filhos e da casa faz parte da rotina de muitas mulheres nos dias atuais; e para algumas, gerenciar o tempo de maneira que seja possível dar conta de todos os compromissos e ainda cuidar de si própria, tem sido um grande desafio. Para quem tem um cotidiano muito corrido, é preciso uma boa estratégia de planejamento e organização para conseguir dar conta de tudo. #Fato
É por isso que o post de hoje (que foi produzido em parceria com a OMO) traz 10 dicas que irão nos ajudar a gerenciar melhor o nosso tempo, de maneira que possamos realizar as nossas tarefas domesticas sem que venhamos nos sobrecarregar (ou nos estressar rsrsrs). Vamos a elas amigas?
É por isso que o post de hoje (que foi produzido em parceria com a OMO) traz 10 dicas que irão nos ajudar a gerenciar melhor o nosso tempo, de maneira que possamos realizar as nossas tarefas domesticas sem que venhamos nos sobrecarregar (ou nos estressar rsrsrs). Vamos a elas amigas?
1 - Separe os
afazeres por grau de prioridade e otimize seu tempo
Um bom jeito de começar a se organizar é separar os
compromissos e as tarefas domésticas que são mais urgentes. E lembre-se: há
afazeres domésticos como lavar
roupa, que você pode realizar enquanto se encarrega de
outro serviço também. Dessa forma, ao planejar o seu dia, separe os afazeres
mais importantes e procure intercalar tarefas sempre pensando naquelas que você
pode executar em conjunto para fazer o seu tempo render.
2 – Crie uma
rotina de acordo com as necessidades da sua família
Não
adianta seguir planos de limpeza e organização que não se adequam à rotina da
sua casa. Para criar uma estratégia realista e que funcione para você, crie uma
lista no papel ou no computador dos seus compromissos e afazeres domésticos
rotineiros, incluindo os horários que costuma realizá-los. Depois que listar
tudo, avalie a ordem com que você tem feito essas tarefas. Veja o que pode
melhorar, quais afazeres pode delegar a outros membros da família, e quais
deles pode realizar em conjunto para otimizar o seu tempo.
3 – Evite adiar o que for mais difícil
Protelar os serviços
mais difíceis e chatos é improdutivo. Uma hora ou outra você terá que fazê-los.
Então, é melhor se livrar deles o quanto antes e em um horário que esteja com
mais disposição. Afinal, o que é trabalhoso fica mais difícil e pesado quando o
cansaço bate!
4 – Separe as tarefas por blocos para
facilitar a sua vida
Uma
dica para depois que sua lista estiver pronta, é separar as tarefas por blocos.
Afazeres que você pode se encarregar pela manhã antes de sair para o trabalho e
àqueles que poderão ser feitos no fim do dia. Por exemplo:
· Período da manhã: cada membro da família arruma a sua
cama, uma pessoa se encarrega de tirar o lixo dos banheiros e da cozinha,
enquanto a outra ajeita o café da manhã.
· Fim do dia: arejar a casa por uma hora, preparar o
jantar e fazer o suficiente para o almoço do dia seguinte, uma pessoa se
encarrega de higienizar o banheiro, enquanto a outra lava a louça e limpa o
fogão.
Você pode fazer mais coisa do que imagina em apenas quinze
minutos. Dedique esse tempo para a organização de algum ambiente da casa:
recolha o que está fora do lugar, ajeite um armário ou alguma gaveta. Essa é uma
maneira prática de manter a casa em ordem diariamente e sem se desgastar muito.
Faça o teste dos quinze minutos e você irá se surpreender com a diferença na
organização do lar!
6 –
Programe tudo no calendário
Contas a pagar, reunião de escola, visita ao dentista
ou ao médico. Crie o hábito de colocar tudo na agenda. Hoje em dia isso ficou
ainda mais fácil porque o calendário do computador ou do telefone celular podem
ainda relembrar você dos compromissos da semana. Caso não seja adepta à
tecnologia, não deixe de anotar tudo na agenda ou na folhinha do calendário.
7 – Poupe o seu tempo
Ninguém gosta de ficar
cronometrando tudo no relógio, mas se você se distrai facilmente ou leva muito
tempo para fazer um tipo de tarefa, determine horários. Marque a hora que
começou no relógio e estabeleça um limite para terminar o serviço. Assim, não
há distração e você aproveita para usar o seu tempo de uma maneira melhor.
8 – Adiante-se
O velho ditado já diz
tudo: “Não deixe para manhã o que você pode fazer hoje!”. Crie o hábito de se
organizar com antecedência, separe a roupa que vai utilizar no dia seguinte,
pense no cardápio do dia, se necessário, já deixe a carne ou uma porção de
feijão descongelando. Se as crianças levam lanche ou você marmita para o
trabalho, procure adiantar o máximo possível no dia anterior.
A mesma técnica vale
para as crianças, ensine-os a separar o uniforme diariamente, preparar a
mochila da escola com os livros e cadernos necessários para a aula do dia
seguinte. Com esses pequenos afazeres fora do caminho, você não precisará
acordar mais cedo ou se atrasar, e as horas conturbadas da manhã ficarão muito
mais tranquilas!
A casa precisa de
reparos constantes. Além da faxina semanal, que você pode deixar para o dia da
semana que for mais conveniente para a sua rotina, faça uma lista daqueles
cantos menos visíveis, mas que também necessitam de limpeza e alguns cuidados.
Depois, divida por ordem de prioridade, separando as tarefas que podem ser
feitas quinzenalmente, mensalmente e semestralmente.
10 – Cuide de você
Se você seguir essas
dicas e começar a delegar tarefas em casa, verá que sobrará muito mais tempo
para si mesma. Não se esqueça: arrume um espaço na agenda para alguma atividade
física, já que os exercícios ajudam acelerar o metabolismo e gerar a energia
necessária para encarar uma rotina puxada de trabalho e compromissos
domésticos.
E por que não aplicar a
técnica dos quinze minutos diários, mas para cuidar de você? Pode ser produtivo
usar esse tempo para fazer uma meditação, ler sobre um assunto que tem
interesse, ouvir uma música que gosta para relaxar. Essas pequenas mudanças nos
hábitos podem fazer maravilhas e trazer o equilíbrio que faltava para uma vida
agitada e cheia de compromissos. Pense nisso!
Gostei das dicas e vou colocar em prática no meu dia a dia. E vocês?
Gostei das dicas e vou colocar em prática no meu dia a dia. E vocês?
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