Uma atitude que provocou a diferença

Em Jericó havia um homem chamado Zaqueu, que como muitas pessoas, queria ver de perto quem era o tal profeta que muitos diziam ser o Messias.

Zaqueu se espremeu no meio de uma multidão e se esforçava para ver Jesus, mas como era um homem pequeno, a multidão o encobria. Sendo assim, seria impossível Jesus nota-lo - imagino que ele deve ter pensado.

Mas ele foi até ali com um propósito, então ao invés de ficar espremido no meio da multidão, ele teve uma atitude diferente. Simplesmente ele avistou uma árvore e não pensou duas vezes, se adiantou e subiu rapidamente.

Ele realmente queria ver Jesus e por isso não olhou para suas limitações físicas, para suas condições, não olhou para sua posição social, nem para o fato de ser um homem rico.

Agora, imagine a dificuldade que um homem de pequena estatura tem para subir numa arvore... 

Imagine um homem rico pendurado numa árvore...

Zaqueu não olhou para nada e nem para ninguém. Ele não perderia aquela oportunidade de ver Jesus de jeito nenhum! Por isso agiu e a sua atitude chamou a atenção daquele homem de que tanto ele ouvira falar.
E quando Jesus chegou àquele lugar, olhando para cima, viu-o e disse-lhe: Zaqueu, desce depressa, porque hoje me convém pousar em tua casa.E, apressando-se, desceu, e recebeu-o alegremente. Lucas 19:5-6
Zaqueu deve ter ficado muito surpreso, pois ele só queria ver Jesus e agora teria o privilegio de recebê-lo na sua casa.

Muitos se escandalizaram com a decisão de Jesus e começaram a reclamar.
E, vendo todos isto, murmuravam, dizendo que entrara para ser hóspede de um homem pecador. Lucas 19:7
Zaqueu não tinha uma boa fama e ainda por cima era chefe dos publicanos (ou coletores de impostos). Ou seja ele era o líder que comandava a exploração do povo e se enriquecia às custas da opressão dos menos favorecidos - por isso a revolta e o zum zum zum do povo por causa da decisão de Jesus.

* Os que se achavam mais merecedores do que ele então, devem ter espumado de raiva!

Mas Jesus nao se importou com a má fama de Zaqueu, nem com o que as pessoas estavam pensando a respeito da sua ida a casa dele, pois sabia qual era a intenção de Zaqueu, Ele viu o seu coração e também  não poderia ficar indiferente à atitude de Zaqueu para conhece-lo. 

Assim também como Ele não poderia ficar indiferente à decisão que Zaqueu tomou de abandonar a vida errada, de engano e de fraudes que até então ele vivia.
Zaqueu, porém, levantando-se, disse ao Senhor: Eis aqui, Senhor, dou aos pobres metade dos meus bens; e se em alguma coisa tenho defraudado alguém, eu lho restituo quadruplicado.Disse-lhe Jesus: Hoje veio a salvação a esta casa, porquanto também este é filho de Abraão. Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido.
Lucas 19:8-10
Zaqueu era pecador e sabia disso, mas ele queria conhecer Jesus e ouvir a Sua Palavra. Ele tinha esse desejo e rompeu todas as barreiras para que isso viesse acontecer. A ação dele, provocou a reação de Jesus e mesmo as demais pessoas ficando revoltadas, resmungando e contrariadas, o resultado não poderia ser outro.

Ele só queria ver Jesus, mas teve o privilegio de recebê-lo na sua casa e ainda alcançou a salvação.

A atitude que Zaqueu tomou provocou a diferença na vida dele. E que diferença!

Amigo (a) leitor (a) você também quer ver Jesus?

Pois saiba que não basta apenas você "querer ver Jesus". Não basta apenas querer que Ele "entre na sua casa, entre na sua vida e mexa com a sua estrutura" como diz a famosa canção. É preciso fazer o mesmo que Zaqueu fez, mostrar através da sua atitude que realmente quer vê Jesus e fazer a vontade Dele.

Você pode ser o que for. Pode ter roubado, se prostituído, pode até ter matado, mas se você quer realmente ver Jesus, então chame a atenção Dele. Decida abandonar essa vida errada e de pecados que você tem levado, para fazer a vontade Dele.

Muitos podem até questionar, te condenar...mas faça como Zaqueu, não olhe para a sua condição e nem para ninguém, queira se acertar com quem realmente importa: Jesus

Somente agindo assim, acontecerá a diferença na sua vida. Ele entrará na sua casa, na sua vida, sarará as tuas feridas, mudará o seu caráter, preencherá o seu vazio, te santificará...e por aí vai.

Mas lembre-se: Não basta apenas querer, você tem que agir, pois são as nossas atitudes que provocam a diferença.



Forte abraço!

Comentários