MP3, MP4, MP5, MP6, MP7, MP8…Qual a diferença entre eles?
Você se lembra dos Walkmans? Quem é da época desses primeiros tocadores de músicas lançado pela Sony, sabe que o aparelho virou moda durante muitos anos. Logo em seguida foi à vez dos discmans, que apesar da tecnologia estar avançada nesses novos aparelhos, as indústrias pensaram na idéia do usuário transportar suas músicas de forma mais portátil, elegante e o melhor de tudo, poder compactar seus formatos. Então em 1998 a indústria teve a brilhante idéia de lançar os primeiros tocadores de música no formato MP3.
Mas com o passar dos anos novos formatos foram sendo criados, deixando muitos sem saber distinguir de um formato para o outro. O formato MP3 revolucionou o mundo da música, o MP4 faz sucesso no mundo dos vídeos e o MP5, MP6 o que eles fazem? E o MP7, MP8, MP9, eles existem? São tantos MPs existentes no mercado, que deixam muitos indivíduos sem entender qual a diferença entre eles. Então entenda as suas diferenças e fique atento para não comprar gato por lebre por aí.
O MP3 é um formato de compressão de áudio, que causou uma verdadeira revolução. Este formato permite um arquivo bem pequeno se comparado com os anteriores, e isso sem perder tanta qualidade. As músicas que baixamos em nossos micros, são em sua maioria no formato MP3 e MP3 Player nada mais é do que o aparelho portátil que toca esse tipo de arquivo.
Já o MP4 causou a mesma revolução do MP3, só que no mundo dos vídeos. Um filme de 1 hora e 30minutos que em um DVD convencional ocupa quase 5 GIGA, no formato MP4 ocupa menos de 700 MEGA. E de novo MP4 Player na indústria nada mais é do que a versão do MP3 Player com uma tela de LCD capaz de reproduzir os vídeos.
Por sua vez, a nomenclatura MP5 não significa que reproduza MP3 e MP4 com uma qualidade maior, na prática trata-se de um produto que traz as mesmas características do MP3 e do MP4, só que com uma função a mais, uma câmera que tira fotos e às vezes também grava vídeos.
Então resumindo, MP só existe dois! O MP3 de áudio e o MP4 de vídeo. O restante, seja MP5, MP6, MP7, etc., são apenas nomenclaturas de mercado.
O MP é a abreviatura de MPEG, que é um padrão de compressão utilizado em áudio e vídeo, que foi desenvolvido pelo grupo MPEG (Moving Picture Expert Group). Então não faz sentido chamar um aparelho de MP5, MP6, MP7, MP8 ou seja qual for os MPs existentes, se isso não significa nenhum novo formato de compressão no mercado.
Comentários