China: Ouro e prata merecidos nos Jogos Olímpicos de Vancouver

(100215) -- VANCOUVER, Feb. 15, 2010 (Xinhua) -- China's Shen Xue (R)/Zhao Hongbo reacts after competing for the pairs free skating of Figure Skating at the 2010 Winter Olympic Games in Pacific Coliseum stadium, Canada, Feb. 15, 2010. Shen Xue/Zhao Hongbo won the gold medal of the event with a total of 216.57 points. (Xinhua/Chen Xiaowei) Ainda bem que nem só de carnaval vive a televisão brasileira. Através da transmissão dos Jogos Olimpicos de Vancouver 2010 pela Rede Record, pude assistir, vibrar e torcer pela vitória do casal Shen Xue e Zhao Hongbo, que se tornaram os primeiros chineses campeões na patinação artística.

A China teve duas de suas três duplas no pódio. Pang Qing e Tong Jian conquistaram a prata, à frente dos atuais campeões mundiais, os alemães Aliona Savchenko e Robin Szolkowy. (100215) -- VANCOUVER, Feb. 15, 2010 (Xinhua) -- China's Shen Xue (top)/Zhao Hongbo compete for the pairs free skating of Figure Skating at the 2010 Winter Olympic Games in Pacific Coliseum stadium, Canada, Feb. 15, 2010. Shen Xue/Zhao Hongbo won the gold medal of the event with a total of 216.57 points. (Xinhua/Chen Xiaowei)

A patinação artistica é um lindo espetáculo, seja em diputas individuais ou de casais. Embalada ao som de temas como Cinema Paradiso (eu amo essa canção), Romeu e Julieta, The firm, Fascination, Carmina Aburana, Concierto de Aranjuez é simplismente lindo.

 

Curiosidades:

  • Shen, de 31 anos, e Zhao, de 36, tinham se aposentado em 2007 após conseguirem seu terceiro título mundial, mas decidiram retornar para tentar ganhar o ouro olímpico, que conquistaram. Os russos Yuko Kavaguti e Alexander Smirnov, atuais campeões europeus, ficaram com o quarto lugar, não conseguindo manter o domínio soviético e russo, que venceram a prova em todas as edições desde Innsbruck 1964 até Turim 2006.

skatewinisjpg-93d2c25aeb4d0554_large

  • Por volta de 1860, este esporte surgiu na Áustria como uma mistura de coreografias delicadas, semelhantes a um balé. A patinação artística começouxin_4621206051911421318915 a ser disputada na Olimpíada de Inverno em 1908.
    Nove juízes formam a banca que dá as notas para cada apresentação. Porém, somente sete delas são escolhidas aleatoriamente. É avaliado o grau de dificuldade de cada movimento e se este foi bem realizado. Vence o competidor que conseguir a maior nota.
    Existem três modalidades: individual (homem ou mulher), em pares e a dança no gelo (ambos feitos por um homem e uma mulher). A dança se assemelha à ginástica artística de solo: os competidores escolhem uma música e tem que aliar os movimentos e a música.
  • Em Vancouver, por onde se passar, certamente se esbarrará em um chinês. As chances são grandes, afinal, quase 170 mil imigrantes e descendentes deles moram na cidade-sede da Olimpíada de Inverno 2010. Mais de 29% dos cerca de 580 mil habitantes, segundo o último censo realizado pelo governo canadense, é de origem chinesa

Eu li uma reportagem no site Terra dizendo que:

O público da patinação artística geralmente se comportava como se estivesse no teatro. Sentados, os espectadores acompanhavam as apresentações com atenção e aplaudiam quando viam um belo espetáculo. No entanto, na final da prova de duplas nos Jogos Olímpicos de Inverno de Vancouver, o ambiente se transformava em um "caldeirão" digno de uma partida de hóquei no gelo no Canadá.

A cada acrobacia dos atletas, os quase 14 mil torcedores presentes no Pacific Coliseum explodiam em gritos e aplausos. Bandeiras de diversos países tremulavam durante as apresentações e, quando saíam as notas dos juízes, um barulho ensurdecedor tomava conta do ginásio.

Eu, em minha casa, diante da tv vibrei e aplaudi, imagina a emoção de quem viu de perto as apresentações.

Pictures1

Comentários