O que Deus está pedindo para você colocar no "rio"?


Um homem da tribo de Levi casou-se com uma mulher da mesma tribo, e ela engravidou e deu à luz um filho. Vendo que era bonito, ela o escondeu por três meses. Quando já não podia mais escondê-lo, pegou um cesto feito de junco e o vedou com piche e betume. Colocou nele o menino e deixou o cesto entre os juncos, à margem do Nilo. (‭Êxodo‬ ‭2‬:‭1-3‬ NVI)


Eu estava lendo essa passagem bíblica e meditando. Se Joquebede, a mãe de Moisés, ficasse pensando no quanto ele era pequeno e indefeso, que ele poderia se afogar no rio, que algum animal poderia devora-lo, que ela teria de se separar do seu lindo bebê...Se ela resolvesse dar ouvido aos seus sentimentos e optasse por ficar com a criança, Moisés certamente teria sido encontrado e morto. 

Mas ela parou pra pensar e colocou de lado seus sentimentos, pois viu que naquele momento não teria outra opção a não ser abrir mão daquilo que mais amava. 

Joquebede poderia ter dado ouvidos aos seus sentimentos maternos, que deveriam estar aflorados, e ter ficado com seu bebê, mas ela ouviu a voz da fé. 

Pode ter parecido loucura para outras mães, mas a verdade é que ao colocar Moisés no rio, Joquebede confiou em Deus, por isso abriu mão de ficar com ele. Naquele momento ela sacrificou.

E porque ela sacrificou, Deus não apenas guardou a vida do seu filho, mas fez com que ela o tivesse de volta nos seus braços e ainda recebesse um salário por isso! 


A filha do faraó descera ao Nilo para tomar banho. Enquanto isso, as suas servas andavam pela margem do rio. Nisso viu o cesto entre os juncos e mandou sua criada apanhá-lo. Ao abri-lo, viu um bebê chorando. Ficou com pena dele e disse: “Este menino é dos hebreus”. Então a irmã do menino aproximou-se e perguntou à filha do faraó: “A senhora quer que eu vá chamar uma mulher dos hebreus para amamentar e criar o menino?” “Quero”, respondeu ela. E a moça foi chamar a mãe do menino. Então a filha do faraó disse à mulher: “Leve este menino e amamente-o para mim, e eu pagarei você por isso”. A mulher levou o menino e o amamentou. 
(‭Êxodo‬ ‭2‬:‭5-9‬ NVI)

E mais. Porque ela sacrificou, pôde ver seu filho crescer e se tornar um grande líder que foi usado por Deus para libertar milhares de pessoas da escravidão. 

Por causa da sua decisão, Joquebede viu o projeto de Deus se cumprir na vida do seu filho.


Tendo o menino crescido, ela o levou à filha do faraó, que o adotou e lhe deu o nome de Moisés, dizendo: “Porque eu o tirei das águas”. (‭Êxodo‬ ‭2‬:‭10‬ NVI)

É isso que precisamos entender, que não há outra forma de Deus cumprir o Seu projeto em nossa vida a não ser que, primeiramente, venhamos deixar de lado os nossos sentimentos - do contrário não poderemos ser guiados (as) pela fé - e depois que venhamos abrir mão daquilo que está impedindo Dele realizar o Seu projeto na nossa vida. De que forma abrimos mão? Colocando no "rio". Ou seja, confiando em Deus a ponto de sacrificar o que for preciso no altar. E isso inclui aquilo que mais amamos. 


O que Deus está pedindo para você colocar no "rio"? Um namorado - que é lindo, amoroso, perfeito...mas que não tem a mesma fé que você? A decisão de falar a verdade, de assumir um erro, confessar um pecado - e correr o risco de perder a sua "reputação" ou tudo aquilo que você já "conquistou" - mentindo, enganando, trapaceando? Um emprego que você insiste em manter - mas que não te deixa ter tempo para cuidar de você, para estar com sua família, para buscar a Deus? 

Do que você precisa abrir mão? A decisão é sua: ficar com o seu "lindo bebê" - e ver ele morrer, ou coloca-lo no rio (altar) sob os cuidados de Deus e ver o projeto Dele se cumprir na sua vida.

Deixe de lado os seus sentimentos. Seja guiado (a) pela fé. Abra mão. Confie. Sacrifique. 

A mãe de Moisés fez isso e viu que valeu a pena. #FicaADica

P.S. No dia 23 de Março às 20:30h estréia a nova produção da Rede Record "Os 10 Mandamentos", primeira novela bíblica que contará a história de Moisés. IMPERDÍVEL!!!

Comentários