Vamos aprender a montar uma deliciosa tábua de frios?

Vai receber amigos ou familiares na sua casa para um encontro informal e ainda não decidiu que petiscos servir? 

Uma bonita Tábua de Frios pode ser uma boa opção!Além de prática, agrada de maneira geral, afinal, quem é que não gosta de um queijinho, uma fatia de salame ou de peito de peru…um delicioso patê num pãozinho francês ou torradinhas bem crocante?

Mas se você, assim como eu, não sabe ou nunca se arriscou a montar uma Tábua de frios, que tal aprendermos?

Podemos começar nos inspirando com algumas imagens. Olha quantas maneiras lindas para se fazer uma montagem:



Com um pouco de criatividade, podemos montar uma Tábua deliciosa, combinando vários tipos de embutidos, queijos e frutas, como pudemos observar nas imagens.

No canal de receitas da Sadia no YouTube encontrei esse vídeo com uma montagem passo a passo.


Bem explicativo o vídeo “né”? Por ele já temos um ideia de como montar uma tábua para servir num encontro com amigos. Anote os ingredientes utilizados ou substitua-os para montar uma tábua à seu gosto:

  • 1 Queijo Brie redondo de 10cm de diâmetro
  • 2 colheres de sopa de Geleia de amora
  • 1 pedaço de Massa folhada (25x25cm)
  • 1 Ovo batido
  • 150 gramas de Pastrami Prezato cortado em fatias
  • 100 gramas de Presunto Tipo Parma Prezato cortado em fatias
  • 100 gramas de Presunto Royale Prezato cortado em fatias
  • 100 gramas de Copa Prezato cortado em fatias
  • 1 Maçã cortada ao meio e depois em fatias

O queijo Brie assado com a massa folhada e a geleia de amora fica assim.
Dicas:
A preocupação com o que vai servir não pode ser uma desculpa para você deixar de convidar os amigos e a família para uma ocasião especial ou simplesmente bater papo depois do trabalho ou no final de semana. Com um pouco de criatividade, você monta uma tábua de frios deliciosa, combinando vários tipos de embutidos, queijos e frutas. É prático e não tem como errar, todo mundo adora. 

Para começar, é importante escolher ingredientes de primeira linha. Procure variar nos tipos de carne. Se escolher algumas bem picantes e com sabor mais acentuado, como os defumados, combine com outros mais suaves. Depois, é só seguir alguns passos básicos e a sua tábua está pronta para ir para a mesa. 

- Em uma tábua própria para frios, retangular ou redonda, arrume os frios da borda para dentro

- Fatie os embutidos bem fininho, dobre cada fatia ao meio e sobreponha uma a uma.

- Para criar um efeito bem colorido, comece com os frios mais escuros e vá colocando os mais claros, gradualmente, intercalando uma fileira de cada cor. 

- No centro da tábua, você pode colocar queijos picados, azeitonas e pedaços de pepinos, por exemplo. Se preferir um sabor mais adocicado, coloque uvas (do tipo Itália) ou frutas secas, como o damasco e a tâmara

- Sirva com uma cesta de pães bem variada, combinando mini pães franceses, integrais, e baquetes, por exemplo. Um pão com sabor de queijo, como o parmesão, também é uma ótima ideia.

- Como acompanhamento, uma opção é montar uma seleção de diferentes patês em potinhos, como os de azeitona, tomate seco e peito de peru defumado.

- Para deixar tudo mais organizado, você pode montar a tábua na véspera do evento. Cubra com filme plástico e guarde na geladeira, para que os frios não azedem. 


Fonte: Sadia


Depois dessas dicas ficou fácil para nós montarmos uma linda tábua de frios, não é mesmo amiga? 

Para reduzirmos as calorias e saborearmos "tranquilamente" essas delícias que são os queijos e embutidos rsrsrs, podemos montar nossa tábua com frios light, queijo branco, mussarela…e não pode faltar umas frutinhas rsrsrsr.

Espero que tenha gostado das dicas.


P.S. Post atualizado em Setembro/2013

Comentários

Unknown disse…
Amei, Tatiana. E a gente sempre precisa dessas dicas pra recebermos em casa ou na igreja, né? Inspirador! bjinhos. Jane Medeiros (Provai e Vede Hoje)
É verdade Jane, estamos sempre recebendo alguém seja em casa ou na igreja e por isso é bom aprendermos coisas legais e maneiras diferentes de servir. Beijos querida