Ai, que calor!!!

calor01 Enquanto as baixas temperaturas do Inverno europeu alcançam graus negativos, o Verão nos trópicos está causando transtornos para muitos que têm que enfrentar uma rotina de calor e mudar hábitos para se adaptar à estação mais quente do ano.

A necessidade de ingerir líquidos aumenta consideravelmente nos dias de calor, sendo assim, nada melhor que optar por bebidas bem geladinhas, perfeitas para serem consumidas durante os dias quentes que antecedem o Verão.
Os sucos de frutas são os campeões de audiência da temporada. Além de coloridos e deliciosos, são ótimas fontes de vitaminas e minerais. Ninguém resiste a um copo de suco natural, principalmente no verão. Refrescante e saudável, quando combinado com frutas e vegetais podem manter o bronzeado, hidratar, firmar a pele, prevenir as indesejáveis celulites, acelerar o metabolismo, evitar o inchaço e até mesmo queimar as gorduras abdominais. Pode parecer mágica, mas não é. “Os sucos são uma ótima opção para o clima quente ou mesmo para as pessoas que não têm tempo de se alimentar com calma. Afinal, possuem muitos nutrientes e podem corrigir certas necessidades orgânicas. No verão, a perda hídrica é maior do que em qualquer estação do ano e, com a bebida, é possível repor a perda de água e sais minerais, como o potássio”, explica Patrícia Davidson, nutricionista funcional.

post45-g Faça você mesma

  • Anticelulite

A mistura de antioxidantes e verduras é potente em reduzir a inflamação característica da celulite. As verduras (hortelã, salsa e couve) garantem maior desintoxicsucoação, o limão apresenta vitamina C e limoneno, com atividade antiinflamatória, garante uma pele mais lisa. A água de coco contém potássio, importante para evitar a retenção de líquidos também característica do processo inflamatório. A couve facilita o funcionamento do organismo, desintoxica e combate o excesso produzido de radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce. Colabora para a recuperação das células e dá mais viço à pele, melhorando o aspecto casca de laranja.

Ingredientes:

1 col. (sobrem.) de salsa; 1 pires de chá de couve manteiga crua; 1 fatia media de abacaxi; 350ml de água de coco; 3 folhas de hortelã; 1/2 limão para suco.

No dia anterior, coloque a água de coco em forminhas para gelo e leve ao freezer. No copo do liquidificador, bata bem a água de coco, a couve e a salsinha. Acrescente o abacaxi, gotas de suco de limão e a hortelã. Bata até ficar bem homogêneo. Dica: se quiser, substitua o abacaxi por melão. Adoce, caso seja necessário.

  • Metabolismo acelerado

É um suco protéico, bastante energético e estimulante, o que garante o bom metabolismo. A presença do mate confere maior gasto energético, sendo interessante tomá-lo pela manhã e especialmente antes da academia, para garantir maior disposição durante o dia. Prefira o mate não industrializado, pois os aditivos químicos quando consumidos com regularidade atrapalham o metabolismo, tornando-o mais lento.

Ingredientes:

1 col. (sopa) de mate solúvel; 200ml de água; ½ maçã sem semente; ½ papaya; 1 banana prata; 50ml de leite de soja; Gelo a gosto.

Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva gelado.

  • Desintoxicante

O abacaxi é energético e contem vitaminas do complexo B, ácido pantotênico (ajuda a controlar a capacidade de resposta do corpo ao stress e no metabolismo das proteínas, gorduras e açúcares) e vitamina A. Tem efeito antiinflamatório, diurético e digestivo, pois possui uma substância no miolo chamada bromelina. A casca do limão contém substâncias antioxidantes e desintoxicantes, e o gengibre, além de antiinflamatório, é desintoxicante. Quanto maior for a expulsão de toxinas do organismo, mais se garante disposição física, pele bonita, firme e sem celulite, e intestino funcionando a todo vapor. O risco de desenvolver doenças também fica reduzido a zero! Suco-de-Abacaxi

Ingredientes:

300ml de abacaxi em cubos; 1 col. (sopa) de raspas de casca de limão; ½ col. (sobrem.) de gengibre fresco ralado.

Bata tudo no liquidificador e sirva.

  • Firmeza da pele

A bebida garante a firmeza da pele, especialmente devido ao conteúdo de vitamina A, bioflavonóides, vitamina C e LPC-A, um precursor na formação do colágeno. A beterraba Sumo-de-beterraba-pode-baixar-a-Tensao-Arterial é campeã nesse composto! O bioflavonóide mais rico na laranja é a hisperidina, que garante maior circulação sangüínea, evitando a sensação de peso e dores nas pernas. Fortalece ainda o sistema imune.

Ingredientes:

½ copo de suco de laranja concentrado; 1 cenoura peq. ralada; 2 fatias finas de beterraba; ½ copo de água mineral gelada.

Bata todos os ingredientes no liquidificador, coe e sirva imediatamente. Adoce a gosto.

  • Pós academia

O suco contém as maiores fontes de potássio, mineral essencial para a contração muscular (interessante também para a musculatura do coração) e para evitar a retenção de líquidos. No suor perdemos um grande percentual de potássio, que deve ser reposto logo após a atividade. Quanto mais longa a atividade, maiores as perdas. É uma receita interessante para os hipertensos e para aqueles que têm acúmulos de líquidos e cãibras com freqüência, especialmente após o esporte.

Ingredientes:

200ml de água de coco; 2 talos de aipo; 2 fatias médias de melão; ½ unidade peq. de mamão papaia;

Bater os ingredientes e tomar em seguida.

  • Suco para manter o bronzeado e hidratar

Tanto o mamão quanto a cenoura são ricos em vitamina A, importante para a recuperação e regeneração do tecido celular e fundamental para a saúde dos cabelos, pele e cenoura[1] unhas. O caroteno garante maior permanência do bronzeado. Excelente para quem quer manter a cor por mais tempo. A combinação contém alto conteúdo de vitamina C e flavonóides, importantes no combate ao excesso de radicais livres protegendo a pele dos efeitos nocivos do sol e prevenindo o envelhecimento precoce da pele. O gérmen de trigo contém quantidade suficiente de vitamina E e a linhaça dourada entra com a gordura essencial, Ômega 3, para garantir a hidratação e prevenir o envelhecimento das células.

Ingredientes:

1/4 unid. média de cenoura crua; 1/4 unid. média de mamão papaya; 1/2 limão para suco; 1/2 unidade média de semente de linhaça dourada ou 1 colher (sobrem.) de farelo de semente de linhaça dourada; 1 col. (sobrem.) de gérmen de trigo; Água suficiente.

Bata tudo e sirva.

  • Anti-inchaço

Melancia A melancia é um excelente estimulante. Tem vitaminas A, C, E, K e todas as do complexo B. Alta atividade diurética! Além disso, por possuir um alto conteúdo de líquido e baixo valor calórico em relação à maior parte das frutas, ela possui mais nutrientes por calorias. Também está repleta de um potente antioxidante, o licopeno, que confere a sua cor vermelha e protege as células do envelhecimento. A lima da pérsia é rica em antioxidantes, e favorece a circulação linfática, sendo indicada para evitar retenções de líquidos e celulite. Já o capim cidreira melhora a digestão reduzindo a produção de gases intestinais, responsáveis também pelo inchaço.

Ingredientes:

Suco de 1 lima da pérsia; 3 xíc. (chá) de melancia picada; 10 folhas de capim cidreira fresco.

Bata todos os ingredientes no liquidificador e coe.

  • Barriga no lugar

A mistura da erva doce com o melão garante um conteúdo enorme de cálcio. Aliás, está cada vez mais se tornando um mineral fundamental para o metabolismo, garantindo a perda de gordura, sobretudo abdominal. Não podemos desprezar a semente de melão no preparo dos sucos, pois é ainda mais rica em cálcio do que a própria fruta. A erva doce também é fonte de cálcio, por isso entra em boa combinação na redução da gordura abdominal. Outro benefício está relacionado à capacidade de alcalinizar o organismo (os dois são campeões) e isso favorece a expulsão de toxinas com mais eficiência, afastando a possibilidade de dores articulares, musculares e problemas inflamatórios.

Ingredientes:

2 fatias de melão com a semente (coar); 1 copo grande de chá de erva doce.melao

Bata todos os ingredientes no liquidificador, adoce a gosto e sirva em seguida. Rendimento: 480ml (2 copos).

Comentários