Bíblia: De nada adianta ler todos os dias se não meditar

E principalmente se não colocar em pratica o que está escrito nas Sagradas Escrituras! Isso é fato. A letra por si só, como está escrito, mata, mas o Espírito que nela contém é o que vivifica, que transforma, que inspira, que muda os nossos pensamentos, que produz a fé, mas para que tudo isso aconteça, é preciso usar o raciocínio, a inteligência espiritual, senão estaremos lendo apenas um livro com histórias da fé, de pessoas que experimentaram o poder de Deus, como Abraão, Moisés, Davi, entoaremos Salmos e decoraremos alguns Provérbios, recitaremos alguns versículos e só.

Existem pessoas que só acham que estão em Comunhão com Deus se lerem a Bíblia todos os dias e quando acontece de não lê, elas se sentem mal ou ficam com um peso na consciência.

 O Bispo Renato Cardoso publicou em seu blogue um artigo muito interessante à respeito do hábito da leitura da Bíblia . Nesse artigo ele relata que não lê a Bíblia todos os dias e que não se sente mal e nem culpado por isso.

A primeira vista pode parecer estranho um pregador da Palavra de Deus dizer que não lê a Bíblia todos os dias, mas ele explica o porque:
Eu não leio a Bíblia todos os dias

Isso mesmo, não leio. E vou dizer porquê. Mas primeiro, deixe-me dizer-lhe por quê eu quero lhe falar sobre isto. Ainda no outro dia eu aconselhei uma mulher que veio à nossa igreja pela primeira vez. Ela normalmente frequenta outra igreja. Veio pedir-me oração porque ela queria se sentir mais perto de Deus. Ela sentia que estava decepcionando a Deus. Quando lhe perguntei o que a fazia sentir-se daquele jeito, ela mencionou que se sentia culpada por não fazer o que ela sabia que deveria fazer como cristã, tipo ler a Bíblia todos os dias. 
Perguntei-lhe se ela sabia que as pessoas de quem lemos na Bíblia não liam a Bíblia todos os dias. Ela olhou para mim como se eu tivesse dito que era um marciano. Expliquei: "Você sabia que Abraão não tinha sequer uma Bíblia? Que, na verdade, esse era o caso da maioria das pessoas na Bíblia?" 
É claro que ela nunca tinha ouvido falar ou pensado nisso. O ensinamento de "ler a Bíblia todos os dias" é algo recente, que apenas surgiu desde que a Bíblia se tornou disponível para a maioria das pessoas em forma de livro. Não me interprete mal. Eu acho que é ótimo se você tem a disciplina e tempo para ler a Bíblia todos os dias. Mas o que irá ajudá-lo ao máximo não é as leituras diárias. É a meditação, o exercício de pensar sobre algo que Deus disse—deixando aquilo atuar em você e através de você, mudar-lhe, desafiar-lhe, e incomodar-lhe até que você faça algo a respeito—que irá ajudá-lo mais que simplesmente ler. 
A Bíblia diz que a fé vem pelo ouvir a Palavra de Deus, certo? Então, como Abraão se tornou o pai da fé sem nunca ter possuído uma Bíblia e sem ter ido à igreja para ouvir um pregador? Porque ele PENSAVA sobre o pouco que ouvia de Deus. Mesmo que as mensagens de Deus às vezes vinham à ele em intervalos de vários anos, Abraão não esquecia o que ele tinha ouvido de Deus. 
Isso é o que eu faço. Eu leio a Bíblia. Mas eu não a leio apenas com os meus olhos. Eu uso o meu cérebro. E o que o meu cérebro e o meu espírito colhem a cada meditação me alimenta por dias até que eu termine de meditar naquela passagem e esteja pronto para outra. 
Então, eu posso não ler a Bíblia todos os dias. Mas você pode apostar que eu estou pensando o dia todo sobre o que eu li da última vez, e buscando maneiras de colocar aquilo em prática em minha vida. 
E não, eu não me sinto nem um pouquinho mal nem culpado sobre isso. Ao contrário. Eu me sinto ótimo, obrigado! Bispo Renato Cardoso
Deus não impõe fardo para nós carregarmos, a religião sim. Precisamos nos libertar da religiosidade, que tanto tem impedido a ação do Espírito. Agora, isso não significa que vamos ficar dias, meses sem ler a Bíblia ok? Não é isso que está sendo dito. Como o bispo enfatizou, podemos não lê-la todos os dias, mas meditar no que está escrito sim, a todo instante, dia e noite e o mais importante: colocar em prática na nossa vida cada meditação. Isso é inteligência espiritual!



Comentários