Projeto Ler e Escrever da I.U.R.D alfabetiza 1.500 pessoas em Luanda

O Centro Profissional Acadêmico da Associação Beneficente Cristã (ABC), em Luanda, Angola, alfabetizou, num período de 3 meses, 1.500 pessoas inseridas no Projeto Ler e Escrever, em parceria com o Ministério da Educação, e formou 500 alunos em cursos profissionalizantes como informática, corte e costura, culinária, cabeleireiro, pastelaria, panificação e decoração.
Recentemente, foi realizada a entrega oficial de certificados no salão da Catedral da IURD em Morro Bento, que contou com a presença de Luísa Grilo, diretora Nacional da Educação, a pastora Raquel Reis, presidente da ABC, e o pastor Osmar Reis, vice-presidente da instituição.
Os formandos aprenderam a ler e a escrever com a ajuda de um método eficaz e acelerado de alfabetização do projeto.
“Chorava muito para ir à escola, pois a pessoa que me criou quando a minha mãe morreu nunca se preocupou com a minha educação. Agora, me sinto mais leve, porque, quando a pessoa não sabe ler, é como se estivesse cega e sem horizonte”, comentou Ana Afonso, uma das alunas.
Com Lúcia Neves, outra estudante, a experiência não foi diferente. Ela fala com angústia da época em que foi forçada a abandonar os estudos, no momento em que dava os primeiros passos de aprendizagem, logo depois da morte do pai, que custeava os estudos dela.
“Estou muito orgulhosa pelo trabalho que a ABC está desenvolvendo no combate ao analfabetismo e que tem trazido a todos nós mais dignidade”, afirmou Luísa Grilo.
Durante a cerimôinia, Raquel Reis anunciou que, logo seja possível, serão ministrados novos cursos profissionalizantes: de Gestão Empresarial e de Gestão de Emprego.

Comentários