Bacalhau à minha moda

Olá meninas (e rapazes também), tudo bem com vocês? Espero que sim, mas ainda que não esteja, lembre-se que nenhuma situação é para sempre, tudo passa e seja qual for o momento ruim que você esteja enfrentando, vai passar! Confie em Deus e naquilo que Ele diz para você: Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a minha destra fiel!

Eu estou me recuperando de uma gripe chatinha, tomando muito limão com mel, chá de limão com cebola e coisas do tipo… mas ela vai passar. Tudo passa!

Bom, vamos ao tema da postagem. Tem dias em que a gente está inspirada na cozinha não é mesmo? Eu gosto de cozinhar, de testar receitas, inventar; nem sempre dá certo, ás vezes erro a mão, salgo demais, passo do ponto… mas faz parte “né”? Quem nunca “estragou” uma receita aí levante a mão, rsss.

Hoje vou dividir com vocês essa receita de Bacalhau que eu chamo de “à minha moda” por que fiz do meu jeito, rsss. Olha como ficou lindo!
...hum que delícia
Viu só o capricho? Ficou uma delícia, maridão aprovou \o/

Geralmente quando cozinho, não costumo usar medidas exatas, faço tudo no “olhômetro” e acaba dando certo, mas os ingredientes que utilizei foram esses:
800 gr de bacalhau dessalgado, aferventado e desfiado em lascas grossas. Aqui nesse link tem dicas de como escolher, conservar, dessalgar e preparar o bacalhau. Vale a pena visitar.
1 cebola grande cortada em rodelas
1 tomate maduro cortado em rodelas
1 pimentão cortado em rodelas. Eu gosto de utilizar pimentões verdes que começaram a ficar vermelhos, tipo “bicolor”, rsss
4 dentes de alho amassados
1 colher de sopa de extrato de tomate
Coentro picado à gosto. Ou salsa para quem não gosta de coentro
2 batatas grandes cortada em rodelas médias e previamente cozidas em água e sal
10 azeitonas
1/2 garrafinha de leite de côco
Azeite de oliva para refogar e regar
Pimenta calabresa à gosto
1 pitada de sal, se precisar

Modo de preparo:
Aqueça um fio de azeite numa panela e refogue o alho por alguns minutinhos tendo cuidado para não deixar queimar. Acrescente as rodelas de cebola, deixe refogar um pouco. Junte o pimentão, misture e deixe refogar. Acrescente o tomate, misture e deixe refogar. Separe metade desses temperos refogados e reserve.
Obs.: A textura da cebola, do pimentão e do tomate nessa etapa deve ser “al dente”.

Acrescente aos temperos que restou na panela, o extrato de tomate e refogue. Junte o bacalhau, o coentro, as azeitonas e a pimenta e misture. Desligue o fogo. Separe metade do bacalhau para fazer camadas intercalando com as batatas e os temperos refogados.

Montagem:
Bacalhau à minha moda
Faça camadas com o bacalhau, as batatas e os temperos refogados reservados na primeira etapa. Regue com o leite de côco e azeite de oliva. Ligue o fogo e deixe ferver por + ou - 5 minutos, lembrando que praticamente está tudo cozido. Corrija o sal se necessário e está pronto. Sirva com arroz branco. Eu prefiro o integral por ser mais nutritivo e saudável.
Obs.: Você pode montar o bacalhau num refratário da mesma maneira e levar ao forno (previamente aquecido) coberto com papel alumínio por uns 10 minutos.

Dica: Para fazer o “montinho” de arroz e dá um toque visual diferente, basta colocar uma porção de arroz numa xícara, numa forminha de empada grande ou naquelas tacinhas de sobremesa, apertar levemente com uma colher e desenformar no prato.
Montinho de arroz
E aí, gostou da receita? Deixe a sua opinião.Forte abraço

Comentários

Rose Silva disse…
Hum...,deve estar uma delícia!!!Amo bacalhau,vou fazer esta receita em casa.Bjs com carinho.
Priscila Leite disse…
Hummmmm deve ter ficado uma delícia! manda pra mim!!!! kkkkkk

Que bom Dona Tati que a sra gostou das novidades do blog. Não ficou como eu gostaria porque ainda tenho que estudar mais um pouco sobre html mas já melhorou.

Imagino que a festa das crianças aí vai ser bacana. Depois a senhora posta no facebook pra eu ver.

Beijinho, fica com Deus!
mollymell disse…
Adoro bacalhau. A foto do seu bacalhau ficou ótima, mas não vi a receita :(
mollymell disse…
Agora eu vi a receita :)

Desejo que melhore rapidinho dessa gripe.