Gentileza


Olá pessoas queridas, que Deus abençoe vocês!

Primeiramente quero deixar um grande abraço para os queridos (as) leitores (as), visitantes e seguidores (as), desse Blog. Fico feliz por cada semana ter novos rostinhos, novos amigos e amigas que acompanham esse espaço. Obrigada pelo carinho, pelos comentários que vocês tem deixado, pela participação de vocês, pelas sugestões enviadas por e-mail, enfim…só posso agradecer, MUITO OBRIGADA!!!

Na quinta (22/09) participei de um encontro muito especial com algumas amigas. Passamos uma tarde maravilhosa, onde trocamos idéias e também meditamos na Palavra de Deus.

Fizemos a leitura do capítulo 12 da Epístola de Paulo aos Romanos e algumas amigas deram a sua ótica a respeito desse capítulo. Recomendo que você leia também. Deus nos ensinou tantas coisas através da Sua Palavra e tenho certeza que Ele vai abençoar a sua vida grandemente.

Bom, o título do post chama-se Gentileza. Observaram a imagem acima? Essa foi a lembrança do nosso encontro, uma deliciosa trufa embalada com todo carinho trazendo uma frase de boas vindas: Que bom que você veio. Me senti tão querida e amada por causa desse gesto gentil da d. Thaís para nos receber e por isso resolvi escrever esse post.

Você sabia que no dia 3 de Outubro é comemorado o dia da Gentileza? Pois é, mas não podemos esperar apenas uma data para sermos gentis com as pessoas, devemos ser todos os dias.

Gentileza significa cortesia, amabilidade, bom tratamento e respeito para com os outros. Quem é que gosta de ser bem tratado? De encontrar vizinhos, colegas de trabalho ou até desconhecidos num elevador e receber Bom dia, Boa tarde ou Boa noite? Se vier acompanhado de um sorriso então…impossível não retribuir!

Ceder lugar na fila para um idoso, segurar a porta para alguém passar, agradecer se fizerem isso, ajudar uma pessoa com dificuldade, seja ela idosa ou deficiente físico a atravessar a rua, são gestos que estão se tornando raro. As pessoas vivem numa correria, estressadas, acordam de mal humor e ai de quem passar na sua frente! Não podemos ser assim e isso depende de nós.

Lembrei de uma vez em que fui a um supermercado próximo da minha casa, não comprei muita coisa e dava até para voltar andando, mas passei mal e tive uma queda de pressão, por isso precisei pegar um táxi para voltar.

Dei bom dia ao taxista que estava na fila, se ele respondeu, sinceramente eu não ouvi… mas até aí nada demais. Ele abriu a mala do carro, porém não me ajudou a colocar as sacolas lá dentro. Tudo bem que eram poucas, mas custava ele ser gentil e me ajudar?


Entrei no carro, cumprimentei ele novamente e falei o destino. Percebi que ele não gostou quando disse para onde iria, pois era uma corrida muito próxima e se já estava com cara de poucos amigos, imagina então depois de saber meu destino...


Quando cheguei ao prédio onde moro, pedi para ele me ajudar a tirar as sacolas da mala e perguntei se seria possível ele coloca-las no elevador para mim, pois não estava me sentindo bem. Meu pedido foi em vão, pois ele não me ajudou, simplesmente esperou eu pagar a corrida e foi embora!

Fiquei chateada com tamanha falta de gentileza…

Geralmente quando preciso pegar um táxi encontro bons motoristas, gentis, educados; não sei se aquele senhor estava passando por algum problema, ele nem deu espaço para eu tentar puxar conversa. Foi uma situação muito chata.
A gentileza é uma característica do ser humano de, naturalmente, querer ser solidário. Não há como obrigar uma pessoa a se interessar pelo bem-estar do outro, muito menos incutir no vocabulário de alguém as palavrinhas mágicas "obrigado" e "por favor". Mas é possível parar para refletir em cada ação do nosso cotidiano para não agirmos por impulso e pensarmos que nossa necessidade vem na frente da de qualquer outra pessoa.
Muitas pessoas ainda não se deram conta que um simples ato de gentileza (ou de grosseria) pode causar um grande impacto e trazer consigo resultados gloriosos (ou desastrosos).

Devemos procurar ser gentis e criar esse hábito não somente com pessoas conhecidas, mas também com estranhos. Atitudes de carinho, respeito e atenção trazem mais benefícios do que imaginamos.

Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros. Romanos 12:10

Comentários

Andréia Iannie disse…
Muito bom este post,realmente a gentileza esta em falta, mas os que praticam não podem desistir, e quem não, pode tentar aprender, mas se quiser...beijos e voltarei.
Anônimo disse…
Com certeza Dona Tati, por se muitiplicar a iniquidade o armor tem se esfriado de quase todos, junto com o amor o respeito a cordialidade, a gentileza e por aí vai. Gostei do post estou lendo também e hoje vou a um encontro com as amigas de Petrolina para tratarmos desse assunto. Beijinho Deus abençoe a senhora! Beijinho. Priscila Leite
Olá!
Seja bem vinda!!!
EU demorei um pouquinho, mas não deixaria de retribuir o seu carinho.
Gentileza sempre gera gentileza. Eu faço disso o meu lema de vida. Já fiz um post assim também.
Muito bom e bem escrito seu post.
Um beijo
Ana Claúdia Freitas disse…
Oi Tati, as pessoas estão vivendo mesmo numa correria e se esquecendo de ser gentis, educadas, compreensivas umas com as outras, é tanta falta de amor para com o próximo... mas como você mesma escreveu, não podemos ser assim e isso depende de nós. Se cada um fizer a sua parte, viveremos num mundo melhor. Amei seu blog!
mollymell disse…
Gentileza gera gentileza.

Seu blog é muito bacana Tatiana. Parabéns!