O doutor Bíblia

Eu estava pesquisando curiosidades sobre a Bíblia e acabei descobrindo a história do médico e colecionador, Aristóteles Alencar, que costuma peregrinar em busca de exemplares raros e já tem 1,5 mil edições da Palavra de Deus. Confira que interessante:

O número 1.426 da Rua Estados Unidos, em São Paulo, esconde tesouros e segredos vistos por poucas pessoas. Lá, no badalado bairro dos Jardins, um antigo sobrado abriga a livraria do médico Aristóteles Alencar, que trabalha com alfarrábios raríssimos. Alguns com mais de 600 anos de idade e histórico de terem pertencido a reis, clérigos e presidentes, além de exemplares autografados pelos principais mestres da literatura nacional.
Mas, é na coleção de Bíblias que está seu maior orgulho. “Tenho mais de 1,5 mil volumes diferentes. Esses eu não vendo e nem negocio”, avisa. O gosto pela coleção do livro sagrado surgiu quando foi presenteado por seu pai, aos 13 anos de idade, com um exemplar. Gostou tanto que começou a comprar compulsivamente diferentes modelos de bíblias. “Como evangélicos, aprendemos que a Bíblia não é um livro comum. Nela está a Palavra de Deus”, conta o colecionador, que é membro da Assembléia de Deus do bairro do Ipiranga, zona sul da capital paulista.
O acervo é organizado. De um lado, bíblias raras e antigas; de outro, traduções em diferentes idiomas e dialetos; e, por fim, nas mais diversas versões. “Esse último é o mais difícil de completar. Todo dia surgem bíblias novas – para pastor, obreiro, criança, mulher, líder, missionário...”, enumera. A diversidade de peças impressiona. De volumes que, de tão pesados, são difíceis até de levantar do chão, a uma microbíblia, que pode ser escondida entre os dedos de uma mão.
Que legal não é mesmo?

Comentários

Unknown disse…
Fantástico!!! A coleção tem valor realmente inestimável; o colecionador é um bibliófilo erudito cheio de amor e zelo pela Palavra de Deus. O Senhor seja louvado!!!
Glenda disse…
Muito bom! Vou colocar no meu blog com os devidos creditos! :-)