Um produto de beleza barato e eficiente: Vinagre de maçã


Aprendi a usar o vinagre de maçã no cabelo há alguns anos, por indicação de uma cabeleireira e é algo que realmente funciona (pesquise e você encontrará vários artigos falando a respeito dos benefícios do vinagre de maçã para o cabelo). O cabelo fica mais macio e brilhante e não, não fica com cheiro azedo. Mas esses dias vi uma dica compartilhada por uma amiga lá no Face, pesquisei mais a respeito e comecei então a usar o vinagre de maçã como tônico facial.

Minha pele é oleosa, tenho os poros levemente dilatados e de vez em quando me aparecem umas espinhas chatas no rosto. Já usei alguns adstringentes mas devido o vinagre ser um produto natural resolvi testar e o que tenho observado é que a oleosidade do meu rosto tem diminuído e a pele está ficando mais lisa, por isso resolvi compartilhar a dica.

Às vezes pagamos tão caro por determinados produtos e o resultado não é tão satisfatório. Mas o vinagre de maçã é um produto barato (comprei o frasco que está na foto acima numa casa de produtos naturais e paguei 3,90) e tem se mostrado eficiente como produto de beleza. Vale a pena experimentar.

Vinagre de maçã como tônico facial:

Devido à sua acidez, quando o vinagre de maçã é aplicado sobre a pele, os poros tendem a fechar, reduzindo a oleosidade da pele e melhorando a acne. Em uma xícara de água, adicione duas colheres de vinagre de maçã. Mergulhe um pedacinho de algodão, retire o excesso e aplique no rosto depois de lavá-lo com um sabonete específico para sua pele, pela manhã e à noite. Deixe a mistura de vinagre com água secar na pele (o cheiro dissipa rapidamente) e logo depois, aplique protetor solar ou creme de hidratação.

Nos cabelos

Para deixar os cabelos mais saudáveis, é bom investir em produtos  que contenham o pH ácido para fechar as cutículas dos cabelos. O vinagre de maçã possui essa acidez necessária para fechar estas cutículas e manter o cabelo mais brilhoso, macio e com menos volume.

Para fechar as cutículas dos fios: depois de lavar os cabelos normalmente, misture no condicionador (a quantidade necessária para o comprimento dos fios) uma colher de vinagre de maçã. A quantidade de vinagre deve ser menor do que de condicionador. Massageie nos cabelos, deixe agir por 3 minutos e enxágue.

Para dar brilho: o vinagre de maçã equilibra o pH dos cabelos e também dá brilho. Para dar brilho, misture em um copo d’água, uma colher do vinagre de maçã. Depois dos cabelos lavados e condicionados, aplique a mistura, retire o excesso de água e não enxágue, deixe secar naturalmente. Faça isto sempre que sentir os cabelos opacos.

Comentários