Dicas de etiqueta no WhatsApp


Que o WhatsApp se tornou uma importante ferramenta de comunicação isso nós já sabemos. Afinal esse famoso aplicativo tem sido utilizado por milhões de pessoas em todo mundo e são bilhões de conversas diárias com familiares, amigos, colegas de trabalho...através dos mais variados grupos. Agora, são poucas as pessoas que se preocupam com a forma de usar o WhatsApp - confesso que nem eu me preocupava até começar a pesquisar sobre algumas regras de etiqueta ^.^

Mensagens em horários impróprios, envio excessivo de vídeos ou imagens, lavagem de roupa suja ou tricô entre duas amigas (em pleno grupo!!!) são algumas das coisas que acontecem no aplicativo. Mas será que existem dicas de etiqueta para o uso do WhatsApp?

É claro que existem! E é bom aprendermos pelo menos algumas, para que não venhamos cometer tantas gafes não é mesmo? Compartilhando algumas coisas que aprendi.

1- Não fique chateado (a) quando alguém visualizar sua mensagem e não te responder imediatamente. 




"O principal problema é o imediatismo. Muitas pessoas ainda não entenderam que quem visualiza e lê as mensagens nem sempre vai poder respondê-la na hora. A resposta, em alguns casos, requer reflexão ou o momento pode ser inoportuno para a digitação.” Citando Lígia Marques - consultora em etiqueta, marketing pessoal e mídias sociais
Tem horas que não dá para responder. #SimplesAssim

2 - Cuidado com as mensagens em grupos

Você abre seu celular e vê vinte, cinquenta, cem notificações do WhatsApp e quando vai lê, se depara com uma tricotagem básica ou uma barraco virtual entre duas amigas - em pleno grupo...Ninguém merece ouvir dezenas de assobio do aplicativo por causa de tamanha deselegância!

Quer conversar com sua amiga? Manda mensagem para o perfil pessoal dela. Precisa resolver uma situação? Ligue ou converse pessoalmente com a outra pessoa. Lembre-se que aquelas palavras nada educadas escritas na hora do bate boca virtual, pode ou lhe causar um grande arrependimento ou ser usado contra você.

Outra coisa, se o grupo que você está participando é para recados ou assuntos profissionais com colegas de trabalho, evite ficar mandando mensagens desnecessárias ou passar só para desejar bom dia, boa tarde, boa noite ou para dizer que o grupo está parado...Naquele momento você pode estar disponível para bater papo, mas será que os seus colegas estão?

3 - Horário para enviar mensagens ou recados

Você ligaria de madrugada ou antes das 7 da manhã para dá um recado (que muitas vezes nem é tão urgente) ou um "Bom dia vidaaaaaa!!!" para alguém? A mesma regra vale para o WhatsApp.

Tem pessoas que esquecem de silenciar o aparelho antes de dormir e são acordadas no meio da madrugada (já aconteceu comigo rsrsrs) ou bem cedo pelo assobio do WhatsApp e isso é deselegante.

Respeite o horário de descanso dos outros. E se você estiver com insonia e der aquela vontade de mandar uma mensagem de madrugada para saber o que o grupo está fazendo naquele momento (???), faça uma oração e peça para Deus arrancar esse mal da sua vida ok?! Fazer uma corrente na Sessão do descarrego também ajuda. Insonia não é de Deus.



4- Se você não repassar essa mensagem para dez pessoas...Repasse para todos os seus contatos...Envie para vinte pessoas e seu ícone ficará azul, vermelho, rosa...Que coisa deselegante né gente? Por isso não fique repassando correntes no WhatsApp (pelo amor de Deus!!!). Até porque na maioria das vezes você está ajudando a espalhar uma mensagem falsa.


E não queira ficar com sua "consciência tranquila" repassando correntes pelo celular, se o seu comportamento na vida real tem negado o Jesus que você diz que serve...


Enviar textos longos demais também é deselegante viu?

5 - Não exagere no envio de áudios e nem se arrisque a ouvir um em lugar público, você pode pagar o maior mico! Ou você acha que todo mundo (incluindo you and me) tem a voz aveludada e tranquila do Cid Moreira?! Se você quiser ouvir o áudio no meio da rua ou dentro do ônibus (depois não fique reclamando quando levarem seu celular viu?), coloque o aparelho no seu ouvido e só você escutará a mensagem. Vamos combinar que ninguém precisa ouvir sua mãe reclamando por que você saiu e deixou seu quarto bagunçado né?


6 - Não exagere no uso de emoticons, pois pode prejudicar o entendimento da conversa.


7- Não seja indiscreto (a)...Isso vale para a vida real e também no WhatsApp (ou qualquer outra rede social). Tem perguntas que não se faz!


Bom, essas foram algumas das dicas que encontrei sobre o uso do WhatsApp. Espero ter ajudado.

Comentários