Aprenda a embrulhar usando a técnica japonesa do furoshiki!


Quer inovar na próxima vez que você for embrulhar um presente? Por que não experimentar o furoshikiNunca ouviu falar?! 

O furoshiki nada mais é do que uma técnica de embrulhar que dispensa o uso de papel ou sacolas. Além de ecológico, o furoshiki é prático e tudo o que você precisa para sair embrulhando os mais variados objetos é de um lenço ou um pano com barras feitas nos quatro cantos. 


Essa técnica de embrulhar teve início no Japão por volta do século 17. Nesta época, os japoneses tinham o costume de carregar seus pertences nestes embrulhos de pano, que por vezes chegavam até a servir de mala de mudança. Depois da invasão das sacolas plásticas de supermercado, o furoshiki caiu em desuso, mas foi recentemente resgatado como uma forma de reduzir o consumo de recursos como o plástico e o papel. 

Como fazer: Fácil de fazer o furoshiki é super flexível! E além de presentes você pode embalar livros, garrafas, frutas e até mesmo elaborá-lo na forma de uma bolsa.


Se a intenção for presentear alguém especial, o legal do furoshiki é que além do presente dentro do embrulho a pessoa ainda leva de brinde um belo lenço ou paninho para usar da maneira que preferir.


Veja a seguir instruções de como embrulhar um livro usando a técnica furoshiki. Lembrando que você pode aplicar o mesmo método para embrulhar DVDs ou outros objetos retangulares:

1) Escolha um tecido quadrado. Se preferir, opte por um lenço.
2) Sob uma superfície lisa, abra o seu tecido e o posicione na diagonal.
3) Coloque o livro que for presentear no centro do tecido.
5)Leva a ponta inferior ao topo e coloque-a por cima do livro. Deixe esta ponta solta.
4)Leve a ponta superior do tecido ao meio e coloque-a por debaixo do livro. Note que o peso do livro deve segurar o tecido.  
6) Una as pontas laterais com dois nós, prendendo-os firmemente ao centro. O seu embrulho deverá ter a aparência de pequena uma trouxinha de pano.
7)Por de baixo do nó, puxe cuidadosamente a ponta de tecido que permaneceu solta. Passe-a por cima do nó. Você irá então prender a sobra do tecido, ajeitando-a delicadamente por debaixo do nó.
8)Uma vez que terminar estes passos, o livro estará pronto para ser presenteado junto com um belo paninho.


Se você gostar da ideia, pode aplicar a técnica do furoshiki para embalar bolas, frutas, garrafas e mais uma infinidade de objetos. 



Chame as amigas para entrar na dança e aprender o furoshiki! E se entre as muitas brincadeiras infantis favoritas dos seus filhos for o origami, eles vão adorar aprender essa técnica, que também pode ser usada para embalar comidinhas fáceis para levar à escola. Divirta-se!

P.S.1 Genteeeeeeee me amarrei nesse artigo que foi enviado por e-mail pela Silvia Pires Raposo e é claro que testei e amei a dica! Uma maneira bem charmosa de presentear. Que tal?


Tenho certeza de que suas amigas também irão amar esses dois presentes: um bonito lenço e o livro "120 minutos para blindar seu casamento" de Renato e Cristiane Cardoso. #FicaADica

P.S.2 Já tá sabendo amiga, do grande evento que vai acontecer no dia 19 de Abril? Não?! Então clique aqui.

Bom, por hoje é só. Até a próxima.

Comentários