Que tal uma Dobradinha?

Aqui pra gente…uma Dobradinha bem feita, preparada com ingredientes fresquinhos, servida com um arrozinho, uma saladinha de alface com tomate, um pouco de farinha e uma pimentinha é uma delícia! Olha isso:
Bon apetit
Deu água na boca ou você não acredita que Dobradinha seja uma comida gostosa e por isso nunca nem experimentou? Realmente, tem quem não acredite ou não goste. Eu também sou meio desconfiada e não é em qualquer lugar que como, mas que tal deixar o “preconceito” de lado e aprender a preparar uma receita saborosa, que pode ter certeza, se for feita com carinho vai fazer o maior sucesso na sua casa?

Então vamos lá. O primeiro cuidado que se deve ter é com a escolha do ingrediente que dá o nome ao prato : A dobrada (ou bucho ou fato, em cada região do país tem um nome diferente). Eu gosto particularmente do tipo de dobrada que parece uma colmeia, e na hora de escolher observo duas coisas: se está branquinho e o odor, que é característico, mas suportável.
Próximo passo: limpeza da dobrada.
Lave direitinho em água corrente, retire aquelas partes branquinhas que parecem gordura, corte em tiras (no supermercado vende o pratinho com a dobrada em pedaços grandes ou já cortada em tiras) e deixe descansar pelo menos meia hora no suco de dois limões. Você pode fazer isso de véspera se preferir. Pegue as tirinhas da dobrada e coloque em uma panela, acrescente água até cobrir, juntamente com duas folhas de louro e deixe aferventar. Troque a água e repita o processo pelo menos duas vezes, sendo que na última ferventada você vai acrescentar uma xícara de leite. Pra que serve o leite? Para neutralizar qualquer resquício de odor da dobrada. Pode acreditar que funciona viu!
Feito essa etapa pode preparar sua Dobradinha sem medo! Vamos aos ingredientes?
Você vai precisar de:
400 grs de dobrada (ou bucho ou fato) cortada em tirinhas e bem limpinha
t
400 grs de feijão branco colocado de molho na água quente
Feijão branco
100 grs de carne seca cortada em cubos médios
1/2 linguiça calabresa cortada em rodelas
50 grs de bacon cortado em cubos médios
Carne seca, linguiça e bacon
1 cebola grande cortada em cubos
1/2 tomate maduro cortado em cubos
2 dentes de alho amassados
1/2 pimentão verde cortado em cubos
1/2 maço de coentro picado
2 folhas de louro
Cebola, tomate, pimentão...
1 colher de sopa de extrato de tomate
1/2 colher de sopa de colorau
Pimenta do reino e sal a gosto
Obs. Eu não gosto de retirar o sal da carne seca, apenas jogo água quente nela, na linguiça e no bacon para “desengordurar” um pouco; por isso não uso sal para temperar, apenas corrijo com um tablete de caldo de bacon ou tempero pronto no final do cozimento. Se você preferir dessalgue a carne e use um pouco de sal ou tempero pronto no cozimento
Extrato de tomate e pimenta do reino
1 colher de sopa de vinagre
Azeite para refogar
Ingredientes
Numa vasilha misture a dobrada, a carne seca, a linguiça, o bacon e os demais temperos, exceto o azeite.
Tempera
Coloque um pouco do azeite no fundo de uma panela de pressão para aquecer e refogue essa mistura por uns 10 minutos.
Refoga
Refoga (2)
Cubra com água quente, tampe a panela de pressão e deixe cozinhar por uns 10 minutos.
Desligue o fogo, tire a pressão da panela, destampe e acrescente o feijão branco (previamente colocado de molho na água quente).
Acrescenta o feijão branco
Tampe novamente a panela e deixe cozinhar por mais 7 minutos. Passado esse tempo desligue o fogo, tire a pressão da panela e veja se o grão do feijão já está cozido. Corrija o sal. Ligue novamente o fogo e deixe terminar de cozinhar (sem colocar pressão). Acrescente água quente se necessário.
Bom, depois de seguir esse passo a passo, só resta saborear. Bom apetite!
Bom apetite
Me diga se você gostou dessa postagem, se você gosta ou não de Dobradinha, se vai arriscar experimentar… Sua opinião é muito importante viu!
Forte abraço

Comentários

ELAINE disse…
Bom dia! Adorei teu blog e concordo com você! Dobradinha, bem feita, rsrsrs, é uma das delícias da vida! Já tô te seguindo! Uma semana abençoada pra você! Vem me conhecer também! Bjo!
Elaine Averbuch Neves
http://elaine-dedentroprafora.blogspot.com/