Construção do Templo

Templo Elaborar uma réplica do Templo de Salomão a partir da citação bíblica foi o desafiante objetivo deste projeto. Implantado em um terreno de 28.275 m2 na Avenida Celso Garcia no bairro do Brás – São Paulo/SP, o complexo que tem de área construída 73.000 m2 esta dividido em dois grandes blocos que são interligados por uma nave que pode abrigar confortavelmente 10.546 pessoas sentadas.

Os números deste projeto são surpreendentes. Como exemplo podemos citar o volume de concreto que será de aproximadamente 28.000m3 e a quantidade de aço a ser utilizada, que será de quase  2000 toneladas.

O prédio frontal dotado de onze pavimentos chega a medir quase 56m de altura contando-se a partir do platô de implantação, isto sem contabilizar os 7m para baixo onde se encontram os dois subsolos que comportarão 1147 vagas de estacionamento. O prédio dos fundos será alinhado com a nave e atingirá a altura de um pouco mais que 41 m de altura.

A idealização do bispo Edir Macedo é de criar uma atmosfera bíblica onde toda a fachada externa do templo, bem como as colunas, receberão pedras originárias de Israel.

Começando pela fachada, passando pelo átrio e chegando internamente na nave, engenheiros e arquitetos criaram uma visão de maneira a remeter o fiel ao passado. Valendo-se de toda tecnologia de ponta associada ao bom senso na arquitetura de maneira a não criar choque de épocas. Um bom exemplo fica por conta da iluminação da nave que foi desenvolvida de maneira a vencer uma altura de quase 18m, sem que o fiel perceba a luminária, pois estas não existiam na época do Templo. Materiais da época como madeira, pedra, e cobre serão utilizados em grande escala nas áreas da nave.

O complexo conta ainda com 36 Escolas Bíblicas com capacidade para comportar aproximadamente 1300 crianças, estúdios de TV e Rádio, auditório para 500 pessoas, além de 59 apartamentos tipo kitchnets, 12 apartamento de 1 suite, 13 de duas suítes.

A área do platô de implantação do Templo, só é acessada por pedestres, com isso o prédio se destaca como Grande Monumento Imponente, que divide espaço apenas com o paisagismo que se integra perfeitamente ao conjunto. Na área externa foi criado um memorial com 250 m2, com pé direito triplo integrado ao paisagismo através de um espelho d’água, onde poderá ser conhecido um pouco não só da história deste Templo, mais também a história de Igreja Universal do Reino de Deus.

Projetado para causar o menor impacto possível no meio ambiente através de ações redutoras de impacto na vizinhança durante a obra e ao longo da sua vida útil através da utilização de materiais reciclados e regionais, alem do uso racional da energia, reutilização de água e calor.

A edificação será ocupada por fieis (publico flutuante), funcionários e moradores, os quais deverão desfrutar de conforto, segurança e todas as facilidades projetadas pela equipe de engenheiros e arquitetos, tais como:

a) Estacionamento coberto;
b) Ar condicionado;
c) Sistema de Geração de energia própria que atenderá toda a edificação, caso haja a interrupção no fornecimento de energia comercial;
d) Sistema central de aquecimento para aquecimento da água;
e) Elevadores inteligentes e preparados para serem utilizados por portadores de necessidades especiais;
f) Nave equipada com sistema de sonorização de última geração e sistema de Vídeo Wall;
g) Sistema de segurança equipado com circuito fechado de TV;
h) Ventilação e iluminação natural disponíveis nas residências, escritórios e Escolas Bíblicas;
i) Área verde harmonizada com arquitetura, através de projeto paisagístico;
j) Sistema de automação que controlará a iluminação comum e os principais equipamentos da edificação através do centro de monitoração que funcionará 24 horas;
k) Para resolver as questões sonoras um amplo projeto acústico está sendo desenvolvido;
l) Residências, Escolas Bíblicas, estúdios e escritórios equipados com controladores de temperatura e interruptores de iluminação, ambos operados pelos próprios usuários, objetivando proporcionar maior conforto e menor consumo de energia;
m) Projeto luminotécnico elaborado para transmitir a ideia de conforto e aconchego, utilizando a iluminação como tecnologia e arte, valorizando ainda mais o empreendimento.

Fonte: http://www.otemplodesalomao.com/
Forte abraço

Comentários