Faça você mesma: Iogurte e cream cheese de Kefir

Iogurte de kefir com calda de morango e granola para acompanhar 😋
Hoje completa uma semana que comecei a usar o Kefir de leite. Depois de uma conversa com minha amiga Camila (S2), fiquei sabendo da sua existência e fui fazer algumas pesquisas com o nosso amigo google.com. Nessas pesquisas fui tendo conhecimento dos inúmeros benefícios do Kefir  e quando recebi minha doação, para começar a cultiva-lo em casa, fiquei feliz da vida!!!

Como já disse no post anterior, sou apenas uma iniciante nesse mundo "kerfístico" e probiótico, mas a internet está aí, cheia de dicas de pessoas que já fazem uso há um tempinho do Kefir e por isso são especialistas no assunto e também receitinhas deliciosas e saudáveis, que podemos fazer em casa. O que posso dizer é que quanto mais aprendo com essas pessoas sobre o Kefir e vou fazendo, mais estou amando😍😍😍. Como já disse também no outro post, não poderia deixar de compartilhar algo tão bacana, pois estou simplesmente encantada com essa possibilidade de produzirmos algo que proporcionará uma alimentação mais saudável para nossa família! #AmandoTudoIsso

Bom, meu primeiro preparo foi o Iogurte de Kefir e para acompanhar preparei uma caldinha de morango, que é simples e fácil de fazer. Basta pegar uma caixinha de morangos lavadinhos, colocar numa panela, acrescentar 4 colheres de sopa de açúcar e levar ao fogo por alguns minutos. O próprio morango solta uma água que forma a calda. Fiz uma caldinha com ameixas secas também. Montei dez potinhos e coloquei na geladeira mas acabou rapidinho - pois maridinho gostou 💓😍


PARA FAZER O IOGURTE DE KEFIR...
*Com dicas e informações importantes que aprendi 📝

1 - Antes de tudo você vai precisar do ***Kefir - Ele pode ser adquirido através de doação de alguém que já cultiva - (pela internet é possível conseguir a doação, depois dê uma olhadinha nessa página facebook.com/KEFIR.alimento.probiotico) Ganhei o meu da Camila, minha amiga e daqui há um tempo, quando a colônia tiver crescido um pouquinho, já poderei doar para alguém se beneficiar com o uso do Kefir também #GosteiDemaisDessaParte😍 (só avisando que já tem uma fila de amigas que estão esperando a doação rsrsrsrs) 

***{O Kefir é uma colônia de microrganismos que tem uma aparência de grãos de cogumelo branco, com aspecto gelatinoso, textura macia e firme e tamanho irregular. Estes grãos são formados por uma mistura complexa de bactérias e leveduras aglutinadas com a caseína (proteína do leite) e açúcares complexos que quando adicionados ao leite (de vaca, cabra, ovelha) vão fermentá-lo, incorporando na sua composição esses microrganismos benéficos para a flora intestinal}

2 - Coloque o Kefir (cerca de 1 colher) num recipiente de vidro e cubra com leite (pode ser o integral, de caixinha), que deverá estar na temperatura ambiente. ***Eu usei 1 lt de leite (era para ser menos, mas deu certo😁)

***{Como o Kefir é um organismo vivo, acaba sendo um pouco sensível e requer alguns cuidados: não usar nada metálico para armazena-lo ou manuseá-lo e tudo tem que estar bem higienizado e enxuto com pano limpo (peneira que vai coar, colher, vasilhas).

3 - Cubra o recipiente com um pano limpo e fininho, pode ser uma gaze ou um pedaço de voal. Depois de coberto o recipiente, coloque dentro de um armário fechado e deixe por lá durante 24 h - pode ser por 12 h também, o sabor fica mais suave.

4 - Depois de 24hs (ou 12hs) o leite estará fermentado, encorpado e pronto para ser consumido. A consistência é de um iogurte líquido e o gosto ácido, parecido com uma coalhada. Adoçar fica a critério.

5, 6 e 7 - Peneire o leite para separar o Kefir. O leite, como já dito, está pronto para ser consumido (com frutas, granola, aveia, dá para fazer batido no liquidificador, por exemplo, com ameixa seca - fiz e ficou uma delicia; super cremoso).

Essa é a primeira possibilidade de uso do Kefir, mas também é possível fazermos um iogurte mais consistente, tipo grego, dá para fazer cream cheese, requeijão, margarina, maionese...(já fiz o cream cheese e o iogurte grego 😉)

O cream cheese é super fácil de fazer! Ele é obtido colocando-se o Kefir de leite coado (processo inicial) para escorrer, dentro de um pano fino branco esterilizado (pode ser um coador novo, devidamente esterilizado). Utilize uma jarra ou vasilha alta para aparar o kefiraride (líquido amarelado que vai escorrer), cubra com um paninho e coloque dentro da geladeira de um dia para o outro. No dia seguinte já teremos o cream-cheese.


A partir desse cream cheese é possível fazer tanto o iogurte grego, como também podemos utiliza-lo no preparo de receitas doces e salgadas, como pães, bolos, sorvetes, molhos para saladas, etc...podemos perfeitamente substituir o iogurte industrializado por ele nas receitas. Podemos também temperar esse cream cheese a gosto e consumi-lo no pão, substituindo assim a margarina, requeijão ou cream cheese industrializados. #QueMaravilha😍

Produção para o café da manhã e lanchinho da tarde: Iogurte grego de Kefir
Iogurte grego de Kefir com calda de morangos #EuQueFiz😍

***IMPORTANTE: O Kefir deverá ser colocado novamente em outro recipiente de vidro, coberto com leite e guardado no armário durante 12 ou 24hs. Repetindo esse processo todos os dias, você estará alimentando o seu Kefir e mantendo ele vivo e também estará obtendo um alimento probiótico super rico e benéfico para sua saúde - todos os dias. 😉

Comentários

Clipping Path disse…

Simply wish to say the frankness in your article is surprising.Thanks for sharing.