Dicas e truques para ter um cabelo bonito

Dicas e truques para nos orientar são sempre bem vindos, não é meninas? E tratando-se de cabelo então... 
Levanta a mão a mulher que está satisfeita com o seu cabelo. Difícil encontrar uma não é mesmo? Quem tem o fio liso, queria cacheado, quem tem cacheado, alisa…é morena que fica loira, loira que vira morena; estica, puxa, enrola, corta, alonga...existem mulheres que são verdadeiras camaleoas, rsss
Conhecer qual é o nosso tipo de cabelo, aprender a lidar com esse tipo, saber quando é preciso cortar, qual corte fica melhor para o nosso tipo de cabelo e formato de rosto, como lavar, hidratar e até a escolha dos alimentos que consumimos são cuidados fundamentais para que tenhamos fios bonitos e saudáveis. Confira abaixo dicas simples e práticas para cuidar dos seus cabelos: 

A sua alimentação é importante


Primeiramente procure fazer uma alimentação saudável e adequada, pois o cabelo sofre com uma má alimentação. De acordo com o dermatologista e tricologista (médico especialista de cabelos) Ademir Jr: 
''A alimentação fornece os nutrientes indispensáveis para o corpo funcionar bem. Quando há alguma carência, o organismo privilegia os órgãos vitais. Assim, os cabelos são os primeiros a sofrer'', explica o dermatologista. Fonte: MdeMulher
Por isso consuma diariamente verduras, legumes e frutas para ajudar na reposição de vitaminas e sais minerais. 


Saiba quais são as substâncias e alimentos que contribuem para a saúde dos nossos cabelos:

Vitamina C - presente em frutas cítricas e tomate, é um anti-oxidante importante para o organismo, melhora a irrigação sanguínea e com isso estimula o crescimento dos fios;
Vitamina A - controla a produção de sebo no couro cabeludo e está presente em alimentos como óleo de fígado de peixe, espinafre, cenoura, gema de ovo, vegetais amarelos ou verde-escuros, melão e pêssego;
Vitaminas do complexo B - auxiliam na renovação celular e no crescimento saudável dos fios estando presentes nas carnes magras, peixes, frutos do mar, leite, vegetais folhosos, cereais integrais, legumes, grãos e nozes; 
Zinco, Cobre, Ferro, Iodo - ajudam no fortalecimento e crescimento dos cabelos e encontrados principalmente em: carnes vermelhas e brancas, fígado, frutos do mar, gérmen de trigo, cereais integrais, peixes de água salgada, dentre outros.
Evite períodos de jejum prolongado (mais de 4 horas - os níveis de energia dos folículos capilares diminuem prejudicando os cabelos).
Reduza o máximo o consumo de alimentos artificiais, refinados e enlatados.
Evite tomar café ou chá exageradamente pois a cafeína em excesso pode alterar os níveis de estrógeno na mulher. O chá contém tanino e em altas concentrações impede a absorção de ferro pelo organismo.
Caso sua dieta seja vegetariana tente consumir produtos ricos em proteínas como ovos e alimentos a base de soja.
Evite a ingestão de bebidas alcoólicas.
Procure beber diariamente de seis a oito copos de água por dia, 
pois ajuda na hidratação da pele e dos cabelos.
Evite alimentos muito gordurosos, uma vez que as gorduras dos alimentos são eliminadas pelas glândulas sebáceas e criam excesso de oleosidade.

Na hora de lavar


Evite a água muito quente, pois irrita o couro cabeludo e faz com que os cabelos aparentem um aspecto ressecado. Ao esfregar, faça movimentos suaves e use a ponta dos dedos, nunca as unhas, para não agredir o couro cabeludo e nunca penteie o cabelo muito molhado ou dentro do chuveiro. O cabelo molhado fica muito elástico e mais fácil de partir. Para pentear, opte por um pente com dentes largos e firmes e faça-o com movimentos suaves, para não danificar os fios. Desembarace-o com cuidado, começando do meio para as pontas para tirar os nós. Depois, penteie da raiz para as pontas.

Cabelo cheiroso e chapinha
Para ter um cabelo cheiroso, basta colocar umas gotas de essência de rosa na toalha onde vai secar o cabelo. Também costumo borrifar um pouco de perfume na touca que ponho no cabelo, quando faço o bom e velho “nero” para deixar os fios além de lisos, cheirosos.

E por falar em fios lisos, tenha cuidado com o uso da chapinha, pois o uso abusivo do aparelho desidrata os fios, tornando-os mais secos e ásperos. Mas se você não resiste ao uso da chapinha, evite que seu cabelo seja danificado. O ideal é aplicar um protetor térmico antes de expor os fios a altas temperaturas e sempre passar a chapinha nos cabelos secos (nunca molhados).
Você também pode deixar seu cabelo lisinho apenas com uma meia de seda ou touca especifica para fazer “nero”. Da próxima vez que você for ao salão escovar seu cabelo, peça para sua cabeleireira fazer touca, ao invés de passar a chapinha, peça também para ela te ensinar a fazer em casa.

Hidratação é fundamental
Aplique uma máscara de hidratação todas as semanas ou pelo menos de 15 em 15 dias nos cabelos, pois hidratação é fundamental para se ter cabelos leves, nutridos e cheios de brilho. Existem produtos que são bons e não custam tão caros e você também pode fazer máscaras caseiras, usar produtos naturais como a babosa. Você sabia que até com iogurte natural e água de côco, podemos hidratar o cabelo?

Uma receita bem simples e que dá um excelente resultado é a Máscara de abacate e iogurte natural:
Ingredientes:abacate
  • 1/2 abacate;
  • 1 copo (aproximadamente 250 ml) de iogurte natural; 
  • 1 xampu de sua preferência;
Preparo:
Bata o iogurte com o abacate no liquidificador.
Aplicação:
Lave o cabelo com xampu (2 ou 3 vezes). Divida o cabelo em mechas e vá aplicando somente no comprimento e nas pontas. Use uma touca ou filme plástico por 40 minutos (opcional, mas aumenta o efeito). Enxague e penteie como de costume.
Não espere que o seu cabelo dê sinais que precisa ser hidratado, procure um produto numa loja de cosméticos para ter em sua casa e regularmente faça uma hidratação no seu cabelo para evitar o cansaço e degradação dos fios ou recorra a uma máscara caseira, mas não deixe de hidratar os fios, isso é fundamental para ter um cabelo bonito e bem cuidado, principalmente se o seu cabelo for alisado ou tingido. Eu não abro mão dessa dica.

Cabelos brilhantes
Você sabia que o vinagre é ótimo para deixar o cabelo brilhante? Pois é, eu costumo fazer a mistura de: 1 colher (sopa) de vinagre de maçã, 1\2 colher (chá) de creme para hidratação e 1\2 xícara (chá) de água morna e aplico no cabelo após lavá-lo com xampu. Deixo agir por uns 3 minutos, enxaguo e aplico o creme de hidratação. Meu cabelo fica bem macio e com um brilho maravilhoso!

Tesoura
Agora, tem vezes que, nenhuma hidratação, por melhor que seja, consegue dá jeito no cabelo e a única solução, por mais “dolorosa” que seja, é a tesoura.

Eu tenho a seguinte “filosofia” em relação ao meu cabelo: Antes ter um cabelo curto, bem tratado, do que ter um cabelo comprido, cheio  de pontas duplas, ressecado, sem corte.. Por isso toda vez que meu cabelo precisa, ou que as pontas estão quebradiçadas, ou fica “desengonçado”, sem corte e sem graça, não penso duas vezes, vou ao salão e corto!

Tesoura de vez em quando faz bem, até para quem quer deixar o cabelo crescer. Por isso amiga, se o seu cabelo está comprido, mas não está com um bom aspecto, cheio de pontas duplas, desengonçado, você vive com ele preso para disfarçar, é preferível você ir no salão e cortar!

Calma…não estou  dizendo para você cortar o seu cabelo curtinho, mas de repente, faz meses, anos, que você não dá nem uma aparadinha no coitado!

Procure aparar pelo menos as pontas dos cabelos, ou mudar um pouco o estilo do corte. Fazendo isso você vai eliminar aquelas pontas duplas que você tenta disfarçar com reparador, deixar o seu cabelo mais bonito, e até permitir que ele cresça mais saudável, além de dar uma renovada no seu visual, como podemos ver nas fotos.



O corte ideal para o seu tipo de rosto
tiposderosto
Rosto redondo: para suavizar o formato “bolacha” ou “lua cheia”, o cabeleireiro e visagista Carlos Artur de Peder,  propõe um corte em camadas, repartido no lado, do meio da sobrancelha para a têmpora, e franja longa lateral.

Rosto triangular: ele pode ser favorecido por cabelos mais curtos e volumosos. Mas se o formato for o triangular invertido, franja e corte bem definido na linha do queixo ou logo abaixo são uma boa pedida. Ondulação também cai bem.

Rosto oval: delicado, super feminino, é o que mais aceita variados tipos de corte e estilo.

Rosto quadrado: os cabelos médios para longos são os mais adequados a esse tipo de rosto. Também é legal, de acordo com o cabeleireiro, usar franja e um leve cacheado na linha do queixo, para suavizar os ângulos.

De acordo com os cabeleireiros, além de dar um visual único, um bom corte de cabelo também ajuda a disfarçar imperfeições. A testa grande, por exemplo, pode ser escondida com a franja. O pescoço curto fica alongado com um corte curto na nuca e a parte da frente, próxima ao queixo, mais longa. Se o seu problema for o pescoço comprido, para disfarçá-lo é indicado deixar o cabelo abaixo dos ombros. Se tem um pescoço bonito, talvez seja legal deixá-lo à mostra com um corte chanel.

Então meninas, se animaram com as dicas? Por hoje é só, espero que vocês tenham gostado. Uma linda semana para vocês e um...
Forte abraço

Comentários

Anônimo disse…
ameiiiiiiiiiiii
Anônimo disse…
dicas maravilhosas. amei.
Anônimo disse…
Adorei as dicas. de fato, o abacate hidrata muito! Vou adotar a dica de borrifar perfume na touca de nero rs. Valeu!